quarta-feira, 18 de março de 2009

Valor Econômico - Pesquisadores detalham "DNA" da chuva

Há uma forte recirculação de água em todo o território brasileiro. Boa parte da chuva que cai no continente teve origem em uma precipitação anterior. É água que caiu, evaporou e foi chover em outro lugar- a chuva do Brasil não é só água que vem do Oceano Atlântico.

"Esta constatação me surpreendeu um pouco", diz o agrônomo Enéas Salati, coordenador-científico do projeto "Rios Voadores", que procura identificar a origem da chuva no Brasil. O professor exemplifica com o que acontece no Pantanal. Cerca de 15% da chuva que cai ali forma rios, mas todo o resto evapora e migra para outro lugar do continente. "Poderíamos constatar que a maior parte do vapor d'água viesse só do Oceano, mas não é assim", diz ele.

Hoje mais resultados do projeto financiado pela Petrobras serão divulgados em São Paulo pela equipe de pesquisadores e pelo engenheiro mecânico Gerard Moss, o aviador que, no último ano, realizou doze expedições aéreas pela Amazônia e outras partes do país recolhendo vapor d'água para que os cientistas tentassem identificar o "DNA" da chuva. "Já temos resultados parciais, mesmo se não temos clareza total da origem das chuvas no Brasil", diz Moss. "Está demonstrado que a tecnologia que usamos funciona."

O projeto, pioneiro no mundo, conta com pesquisadores de várias instituições que estudam o clima. Moss viajou em seu monomotor perseguindo correntes de vapor que percorrem milhares de quilômetros transportando umidade da Amazônia para o Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil.

Nenhum comentário: