sexta-feira, 13 de março de 2009

Só Notícias - BR-163: 70% de obras ficam prontas em 2010, diz Pagot

O presidente do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, Luiz Antônio Pagot, disse que até o final do ano que vem – quando encerra o mandato do presidente Lula – aproximadamente 70% das obras de pavimentação da BR-163, ligando a região Norte de Mato Grosso a Santarém (PA) onde está o porto, devem ser concluídos. O governo Federal deve aplicar na execução do trecho Guarantã do Norte-Santarém (cerca de 900 km), R$1,5 bilhão.

“Dezoito subtrechos já estão com projeto definido. Neste ano, teremos doze em obras e outros seis dependem do Ibama e Funai”, declarou, ao Só Notícias. A rodovia representa um importante corredor para escoamento da produção agrícola estadual até os principais pólos recebedores de soja, milho, arroz, entre outros produtos.

A conclusão acarretará importantes reflexos para a economia dos dois Estados. Na agropecuária, por exemplo, tende a baixar os custos do frete dos produtos. Conforme Antônio Pagot, o cronograma de pavimentação prevê o término da obra em 2011. Ela acontece mediante a disponibilidade de recursos pelo Governo Federal.

O diretor participou, ontem, em Sinop, do encontro sobre ‘Plano Amazônia Sustentável (PAS)– a área de influência da BR-163’, ao lado do governador Blairo Maggi, do vice Silval Barbosa, do ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, lideranças políticas, do agronegócio, entre outros.

Na oportunidade, o presidente frisou que Mato Grosso deve ser contemplado, até o ano que vem, com R$2,5 bilhões em investimentos, no que tange pavimentação de rodovias, manutenção de outras, por exemplo.

Nenhum comentário: