segunda-feira, 23 de março de 2009

Agência Câmara - Comissão discute aplicação de leis da Amazônia Legal no Maranhão

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional realiza audiência pública nesta terça-feira (24) para discutir a aplicação de decreto (6.321/07) que inclui o Vale do Mearim, no Maranhão, na área da Amazônia Legal. O debate foi proposto pelo deputado Zé Vieira (sem partido-MA).

Ele argumenta que a inclusão dos municípios do Vale do Mearim na Amazônia representará prejuízos para produtores da região, que terão que se submeter à legislação ambiental mais restritiva. O parlamentar lembra que não há semelhança entre os biomas da região e os da Amazônia. "Nossa Região é de cocais de babaçu".

Zé Vieira argumenta que os municípios do Vale do Mearim só foram incluídos na área da Amazônia Legal, depois da criação da Sudene e da Sudam, em razão de acordos políticos, para justificar a operação do Banco da Amazônia naquela área. "Não há como compreendermos que uma Região tipicamente do Nordeste possa ser incluída no bioma da Amazônia".

Convidados
Foram convidados para o debate:

- o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc;

- o presidente do Ibama, Roberto Messias Franco;

- o presidente do Incra, Rolf Hackbart;

- o diretor do Inpe, Gilberto Câmara;

- o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Kátia Regina de Abreu; e

- representantes do Sindicato Rural de Bacabal (MA); da Associação dos Criadores do Maranhão; da Associação dos Criadores do Vale do Mearim.

A audiência está marcada para as 14 horas no plenário 7.

Nenhum comentário: