sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Envolverde - Comissão conclui primeira fase da base de dados cartográficos sobre Amazônia


Por Paulenir Constâncio, do MMA

Os primeiros resultados do projeto Base Cartográfica Digital da Amazônia Legal serão apresentados à comissão supervisora do Banco Mundial, responsável pelos recursos do empreendimento, na próxima semana. O trabalho desenvolvido por parceria entre a Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, o Exército e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística será um dos mais completos instrumentos norteadores das políticas públicas para a região amazônica. Uma reunião preparatória entre os três órgãos está prevista para segunda-feira (16) no Ministério do Meio Ambiente.

A expectativa é que até o final do ano, a região esteja totalmente mapeada, uma escala de 1:100 000 (um para cem mil), cobrindo todos chamados vazios cartográficos, áreas sobre as quais se tem pouco ou nenhum conhecimento territorial. Além da SEDR e demais órgãos do ministério com atuação na Amazônia, a base de dados vai beneficiar vários projetos do setor público e privado, que poderão acessar as informações numa escala inédita.

Trata-se, segundo a área técnica da secretaria, de uma ferramenta poderosa de planejamento das ações voltadas para a região. O trabalho prevê o mapeamento digital completo de toda a Amazônia, incluindo vegetação, rede viária, florestas, divisão política, hidrografia, entre outras áreas espacial e territorial da região.


(Envolverde/MMA)

Nenhum comentário: