Representantes da Prefeitura Municipal de Rurópolis, além do Sindicato dos Trabalhadores Rurais daquele município, estiveram reunidos na última sexta no Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor). O objetivo foi acertar com o órgão estadual ações para inserir agricultores familiares em ações de reflorestamento na região.
Segundo Zilma Nascimento, gerente de produtos e sub-produtos florestais do Ideflor, “através de cursos, os trabalhadores serão capacitados pelo Ideflor para realizar a produção de mudas de espécies florestais nativas. Elas poderão ser vendidas ao mercado externo, além de diminuir os passivos ambientais através da recuperação de áreas alteradas pela expansão agrícola”.
Todo o trabalho será feito de acordo com os padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A expectativa é que, através da parceira com o Ideflor, a prefeitura de Rurópolis viabilize a construção de um viveiro municipal para produção de mudas. Além disso, haverá melhorias significativas na renda familiar, além da contribuição para o uso sustentável da floresta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário