terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Envolverde - Diário Oficial traz anistia de Chico Mendes


Por Redação da Agência Brasil

Brasília - O Diário Oficial da União de hoje (11/02) traz publicada a anistia política do ambientalista Chico Mendes.

A decisão do Ministério da Justiça é de dezembro de 2008, mas só agora é oficial, vinte anos depois da morte do seringueiro.

A Portaria n.º 182 prevê ainda o pagamento de uma indenização no valor de R$ 337,8 mil a Ilzamar Gadelha Bezerra Mendes, viúva de Chico Mendes.

***********************

Exposição no Rio de Janeiro homenageará legado do ecologista que lutou contra o desmatamento na Amazônia


Os 20 anos do assassinato do líder sindical Chico Mendes serão lembrados esta semana no Rio de Janeiro na exposição “20 anos sem Chico Mendes” em homenagem ao legado e a vida do ecologista reconhecido mundialmente por sua luta contra o desmatamento na Amazônia. Organizada pela filha de Chico Mendes, Elenira Mendes, presidente do Instituto que leva o nome do pai, a exposição será realizada entre os dias 10 de fevereiro a 15 de março, com curadoria de Elenira Mendes, no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro/RJ, em uma área de aproximadamente 400 metros quadrados. A programação será gratuita aos visitantes e incluirá palestras, debates, apresentações de teatro, o lançamento de um livro e a exibição de filmes e documentários.

A abertura da exposição será amanhã, nove de fevereiro, para imprensa e convidados. De acordo com Elenira Mendes, o evento é importante para permitir que um número maior de pessoas conheça a vida de Chico Mendes. “A causa pela qual meu pai lutou e morreu, para preservar a Amazônia, não é uma causa de nenhuma pessoa específica ou país. É uma causa global. Sua mensagem precisa ser continuamente disseminada e este é o novo objetivo nesta exposição”, disse.

Na mesma solenidade será realizado o lançamento do personagem “Chiquinho”, criado pelo cartunista Ziraldo em homenagem a Chico Mendes e do livro “A história de Chiquinho”, voltado ao público infantil. Através dos personagens “Chiquinho e sua turma”, o cartunista Ziraldo aborda temas como sustentabilidade e cuidados com a natureza ao ilustrar a história da vida do líder ambientalista no livro. A idéia original é de Elenira Mendes, que tinha a preocupação de levar ao público infantil a vida de seu pai e a luta pelas reservas extrativistas.

Trata-se, segundo Elenira Mendes de um herói para as gerações futuras e que terá novas histórias criadas e lançadas nos próximos anos, sempre contando com a parceria entre o Instituto 3O Instituto Chico Mendes foi criado para desenvolver ações que contribuam com a conservação ambiental e inclusão social e para esse evento conta com a parceria da Will Marketing, Comunicação e Produção, e com o patrocínio do SESC Rio para a produção do evento. (Portal do Meio Ambiente/3setor/Página20)

(Envolverde/Agência Brasil)

Um comentário:

Anônimo disse...

esse site precisa melhorar
muuuuuuuuuiitttttttttttttoooooooo
bosta
idiota
horrivel
sem conteudo
porra
desgraça