quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Envolverde - 62% das cidades que mais devastaram a Amazônia em 2007 não melhoraram seus índices no ano passado


Por Redação do Amazonia.org.br

Aproveitando a ocasião do encontro realizado entre o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e os prefeitos das 36 cidades que mais desmataram a Amazônia em 2007, o Ministério do Meio Ambiente divulgou uma tabela com os dados gerais do desempenho destes municípios na redução do desmatamento em 2008. Mais desanimadores do que o esperado, os resultados refletem a qualidade das políticas de conservação adotadas pelo poder público dos municípios.

O documento mostra que somente 14 municípios dos 36 listados obtiveram alguma melhora no índice desmatado - o que mostra que 62% destas cidades não apresentaram diminuição do desmatamento. Entre os municípios com pior desempenho no combate às infrações ambientais, destaca-se Nova Ubiratã (MT) com um aumento de 618% com relação ao ano anterior.

A antiga campeã de desmatamento, a cidade de Marcelândia (MT), continua ineficiente em sua busca para a redução dos índices. O crescimento no município foi de 123%, o que representa um aumento de 97 Km² de área desmatada.

Apesar das infladas porcentagens, em valores absolutos a situação é um pouco melhor. Durante 2008 houve uma redução de 393 Km² em desmatamentos com relação a 2007, representando uma melhora de 7%. Os municípios de destaque neste quesito foram Porto Velho (RO) com uma melhora de 51%, e Brasil Novo (PA) com 84%.

Confira aqui a lista completa - http://www.amazonia.org.br/guia/detalhes.cfm?id=301105&tipo=6&cat_id=44&subcat_id=1

(Envolverde/Amazônia.org.br)

Nenhum comentário: