quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Envolverde - Já começou errado: Charles e sua cruzada ambientalista na América do Sul


Por Henrique Andrade Camargo*

Mês que vem, o príncipe Charles e sua mulher, a duquesa Camilla, vão visitar o Brasil, o Chile e o Equador. O objetivo da viagem é espalhar a voz ambientalista pela América do Sul. O herdeiro do trono do Reino Unido vai enfatizar ações urgentes para evitar que a Terra frite, como se ninguém mais soubesse das medidas que são necessárias. De qualquer forma, uma atitude nobre vinda de um nobre influente.

Mas a viagem da realeza britânica já está causando polêmica mesmo antes da decolagem. Para cruzar o Atlântico, o casal real e uma comitiva composta por 14 pessoas voarão a bordo de um Airbus A319, um jato superluxuoso que, se fosse usado comercialmente, teria capacidade para 134 passageiros. Em vez disso, a aeronave conta com suítes e salas VIPs, poltronas de couro e diversas outras frivolidades que só se encontram nesses aviões de gente muito rica.

Até aí tudo bem. Viagens em jatos super luxuosos é o mínimo que se espera de alguém com sangue azul correndo nas veias. Ou será que não?

No caso de Charles, definitivamente não. Na posição de um dos defensores da natureza mais famosos, influentes e ativos do mundo - vale ressaltar que ele mesmo se deu essa missão -, a viagem em um jato desse tipo é uma contradição ao que ele mesmo prega. De acordo com a Carbon Manager, uma organização britânica criada para ajudar empresas a diminuir a pegada ecológica, o saldo final da viagem será de 26 mil quilômetros percorridos, ao custo de 300 mil libras e 327 toneladas de CO2.

Ian Davidson, deputado do Partido Trabalhista e membro do Comitê de Contas Públicas do Reino Unido, disse ao Daily Mail que a decisão do príncipe em ir para a América do Sul nessas condições é um absurdo. “Nesses tempos de crise bancária acredito que o prícipe Charles teria muito mais bom senso se não desperdiçasse tanto dinheiro e fosse mais ecologicamente amigável”, atacou.

Tudo isso me faz lembrar uma frase do psicanalista francês Jacques Lacan (1901 - 1981): “Nem só é louco o mendigo que pensa que é rei, também aquele rei que verdadeiramente crê que é um rei.”

* Henrique Andrade Camargo é jornalista e blogueiro (www.minhalondres.blogspot.com). Já trabalhou para a Gerência de Comunicações do Grupo Abril e colaborou com revistas como Viver Psicologia, VIP e Superinteressante. Nesta última, junto com a equipe da publicação, ganhou medalha de ouro no Prêmio Malofiej 2005, o Oscar da infografia mundial, que é concedido pela Universidade de Navarra, na Espanha.

(Envolverde/Mercado Ético)

Nenhum comentário: