sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

G1 - Macrozoneamento da Amazônia sai ainda este ano, diz Minc

Mesmo empresários agrícolas têm cobrado regras claras para a região.
Ministro classificou desmatamento na BR-163 como 'desgraça'.

A conclusão do macrozoneamento da Amazônia Legal deve sair ainda este ano, disse o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, nesta quinta-feira (5), segundo informacões da Agência Brasil. Minc apontou que mesmo os empresários agrícolas têm cobrado do governo regras claras para a região.

Minc disse que, uma vez traçada a "fronteira de legalidade", será possível saber quem vai receber crédito, apoio técnico e estímulo para produzir na região. Quem insistir em permanecer à margem da lei, segundo o ministro, será contido pela "mão pesada" da Polícia Federal, do Ibama e do Exército.

Para o ministro, a estratégia de efetivar o zoneamento econômico e ecológico para cada um dos nove estados que compõem a Amazônia Legal possibilita que a preservação não aconteça apenas "com polícia", mas com um ordenamento do desenvolvimento.

Os zoneamentos determinam, exemplificou Minc, áreas que devem ser protegidas, áreas degradadas e que devem ser recuperadas ou áreas propensas a alguma atividade industrial.

Como informa ainda a Agência Brasil, Minc classificou a região cortada pela rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém) como "desastre ecológico" e "desgraça", e ressaltou que todas as medidas adotadas para a futura recuperação da BR-319 (Porto Velho – Manaus) foram pensadas de maneira que a devastação não tome conta do local como ocorreu com a primeira.

Nenhum comentário: