quarta-feira, 3 de junho de 2009

Envolverde - Maior ameaça à Amazônia são os brasileiros


Por Letícia Mori, para Agência Amazônia

Pesquisadores da USP afirmam que não há risco de internacionalização da Amazônia; ameaça atual é interna.

SÃO PAULO – A maior ameaça à Amazônia brasileira não é de outros países ou organismos internacionais, mas dos próprios brasileiros, de acordo com o geógrafo Ariovaldo Umbelino de Oliveira, especialista da Universidade de São Paulo em questões relativas à região. Para ele, que há quase trinta anos pesquisa geografia agrária, estrutura fundiária, território indígena e conflitos de terra na região, o maior risco hoje é dos grupos econômicos nacionais e não do chamado “capital internacional”.

“Não há conjuntura geopolítica mundial para que se faça processo de tomada da Amazônia do Brasil no momento”, diz ele. “Há processo de inserção internacional do Brasil na economia mundial que garante a nossa soberania”, afirma, na contra-mão do senso comum sobre o assunto.

O professor corrobora sua afirmação com o dados como o de que maior parte da madeira proveniente de desmatamento ilegal na região - 56% do total produzido - é consumida internamente, principalmente pela região centro-sul, que possui o maior mercado de construção civil. O mesmo também ocorre com a produção de carne da região, de acordo com relatório divulgado em janeiro pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente na Amazônia (Imazon).

Estima-se que os frigoríficos que passaram pelo Serviço de Inspeção Federal destinaram 95% da produção para o mercado nacional e 5% para outros países. Além disso, empresas que atuam de forma ilegal na região são majoritamente brasileiras.

Embora ainda haja uma parte significativa da produção agropecuária e de minérios voltadas para a exportação, a culpa, segundo o professor, “é de parte das elites que aceitam a lógica da exploração”.

Desencontro governamental

O desencontro entre os Ministérios do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrágrio e a sociedade civil no governo Lula é outro exemplo apontado por especialistas de como problemas internos ameaçam muito mais a sustentabilidade da Amazônia do que uma possível ameaça estrangeira.

Enquanto a região sofre com uma taxa de desmatamento de quase 12 mil km² por ano, a falta de infra-estrutura para a população, os constantes conflitos agrários; os ministérios da agricultura e do meio ambiente se digladiam tentando cumprir metas diametralmente opostas, de acordo com Guilherme Dias, economista e especialista em agropecuária e ex-Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.

Dias cita como exemplo a renúncia da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, há exatamente um ano, devido à falta de cooperação de outros setores do governo e as recentes reclamações do atual ministro, Carlos Minc, pelo mesmo motivo.

Ariovaldo Umbelino de Oliveira lembra ainda que a falta de planejamento conjunto para região leva a situações como a criação da medida provisória 458 - que permite a venda de terras públicas dando prioridade para aquele que está controlando área. “Ou seja, o patrimônio público será entregue aos grileiros”, diz o professor.

O arqueólogo Eduardo Goes Neves, que trabalha na Amazônia desde 1986 concorda com o professor Ariovaldo que a grande ameaça são os brasileiros, não os estrangeiros. “Hoje nós temos condições de trabalhar de igual pra igual com parceiros estrangeiros” diz Neves. De acordo com ele, antes de temer um risco imaginário contra nossa soberania é preciso resolver os problemas internos que já enfrentamos.

(*) É estudante de jornalismo da USP e participa do Projeto Repórter do Futuro da Oboré Projetos Especiais em Comunicações, no módulo “Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter”. No projeto, os estudantes participam de diversas conferências de imprensa com especialistas na área e produzem matérias jornalísticas sobre os assuntos abordados.


(Envolverde/Agência Amazônia)

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu discordo deste comenatario de que os maiores devastadores da amazonia são brasileiros, o que vejo a mais de vinte anos na Amazonia como corretor de imóveis, é areas de terras sendo vendidas todos os dias a preços de macacheira, e revendida no mercadoe externo a preços de ferrari, e não compram pouco não sempre querem acima de 50.000.000(cinquenta milhoes de ha), e dizem com a cara mais deslavada do mundo que é para o futuro, pois sabem que o Brasil por volta do ano 2050 será a 5ª. economia do mundo, e estas terras valerão cerca de 12.000%, que tal são os pequenos que devemos nos preocupar, ou grandes grupos, que compram grandes áreas terra como nós compramos celular, e tenho visto isso diariamente, compram areas com sobra no fundo que é para depois anexar, eles preferem o que acham (areas devolutas) ou terras da união (ou dos brasileiros. Se quiserem saber mais.