segunda-feira, 22 de junho de 2009

Envolverde - Assentados receberão incentivos para recuperar áreas degradadas


Por Carlos Américo, do MMA

Trabalhadores que se dispuserem a manter a floresta em pé receberão R$ 100 do Programa Bolsa Verde. Anúncio foi feito por Minc em lançamento do Mutirão Arco Verde, em Alta Floresta (MT).

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse, nesta sexta-feira (19), no lançamento do Mutirão Arco Verde Terra Legal, em Alta Floresta (MT), que os moradores de assentamento do Incra que se dispuserem a reflorestar áreas degradadas vão receber R$ 100 por mês do programa Bolsa Verde.

Minc explicou à população do município que o pagamento por serviços ambientais é uma das destinações previstas no Fundo Amazônia. Ele destacou que o reflorestamento fortalece o desenvolvimento sustentável, e ainda garante que trabalhador possa continuar tirando seu sustento da floresta, protegendo o lugar que garante sua renda. O ministro também destacou o potencial para o ecoturismo na região da Amazônia, seus rios e biodiversidade. "Ecoturismo gera emprego e renda protegendo a natureza", destacou.

O presidente Lula falou que o mutirão é a oportunidade de manter a floresta em pé e a garantia de emprego para que a população tenha a chance de poder viver com dignidade. Ele explicou à população que o desmatamento pode impedir que países comprem a carne e a soja brasileira. "Temos que dizer para as pessoas que, se houve um momento em que a gente podia desmatar, agora, desmatar joga contra a gente", destacou.

Lula sugeriu a criação de um serviço de atendimento por telefone, tipo 0800, para que a população possa tirar suas dúvidas e fiscalizar a implementação das políticas previstas pela operação. O mutirão Arco Verde Terra Legal pretende regularizar, ao longo de três anos, 296 mil imóveis de até 15 módulos fiscais ocupados por posseiros nos nove estados da Amazônia. O conjunto de ações do mutirão visa consolidar a prevenção e o controle do desmatamento, fortalecendo a cultura de desenvolvimento sustentável.

O lançamento do mutirão aconteceu simultaneamente em Marabá (PA), com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e em Porto Velho (RO), onde a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, salientou que "o Brasil pode dar um grande exemplo ao mundo que é possível desenvolver o país mantendo a floresta em pé".

A Operação Arco Verde Terra Legal tem como objetivos a promoção da regularização fundiária, a regularização ambiental, o acesso ao crédito, à assistência técnica especializada e à difusão tecnológica. A população dos 43 municípios foco do mutirão vão ter auxílio de bancos públicos, previdência social, além de ajuda para a regularização fundiária e ambiental e emissão de documentos básicos, como identidade e título de eleitor.

Crédito da imagem:Ricardo Stuckert/PR
(Envolverde/MMA)

Nenhum comentário: