segunda-feira, 22 de junho de 2009

Envolverde - Lula pretende se reunir em julho com governadores e prefeitos da Região Amazônica


Por Yara Aquino, da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer reunir governadores dos estados que integram a Amazônia e prefeitos dos municípios que mais sofrem com as queimadas para uma conversa no mês de julho. Segundo Lula, a intenção é fazer um “pacto” para acertar a responsabilidade de cada um no combate a problemas ambientais.

“Quero ver se reúno com todos os governadores dos estados amazônicos e quero ver se me reúno com todos os prefeitos das áreas que mais têm queimada para fazermos um pacto de verdade, para acertar o que é de direito de cada um, qual o papel de cada um, se fizermos isso vamos perceber que todo mundo vai viver em paz e a gente vai produzir muito mais”, disse na sexta-feira (19/06) ao discursar em Alta Floresta, Mato Grosso, em cerimônia de lançamento do mutirão Arco Verde Terra Legal.

Lula defendeu o caminho do diálogo para enfrentar o problema. “Há mais de um ano estou dizendo a meus companheiros que em vez de ficarmos xingando, brigando, ficar acusando, é melhor reunir os prefeitos das cidades que mais têm queimada no Brasil e chamar para Brasília para sentar”.

Foram realizadas cerimônias de lançamento em Mato Grosso, no Pará e em Rondônia. Reunindo ações dos programas Arco Verde, do Ministério do Meio Ambiente, e Terra Legal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o mutirão vai passar por municípios da Amazônia com ações de regularização fundiária e incentivo ao desenvolvimento sustentável.


(Envolverde/Agência Brasil)

Nenhum comentário: