terça-feira, 30 de junho de 2009

Envolverde - Amazônia mais vulnerável ao aquecimento global do que estimado, diz estudo


Por Redação do Carbono Brasil

Pesquisadores ingleses publicaram nesta semana no periódico Nature Geoscience um relatório no qual afirmam que 20% a 40% da Amazônia desaparecerá até o fim do século mesmo se a temperatura global subir apenas 2°C .

“Nossos modelos prevêem uma grande seca na região, fazendo as árvores mais vulneráveis ao fogo. O calor ainda dificultaria o crescimento por completo da vegetação”, afirmou Chris Jones, pesquisador do United Kingdom"s Met Office.

O clima já está 1°C acima dos níveis anteriores à revolução industrial, mas o aumento da concentração de gases do efeito estufa deve fazer a temperatura subir ainda mais nas próximas décadas.

O maior calor não afetará a floresta de forma imediata, o estudo sugere que não serão notadas grandes mudanças até 2050. Mas o dano estará se acumulando, e logo na segunda metade do século grandes partes da floresta se transformarão em savanas.

Os próprios pesquisadores reconhecem que o modelo que adotaram se baseia em premissas bastante pessimistas, como a redução das chuvas em 25%. Mas mesmo assim ressaltam que o cenário é muito ruim e que novas políticas são extremamente necessárias.

“O grande alerta que fazemos é com relação à combinação das mudanças climáticas com a degradação e desmatamento causado pelo homem. Este estudo deixa ainda mais importante a necessidade de se preservar a Amazônia”, concluiu Oliver Phillips, da Universidade de Leeds.

Fonte: Environmental News Network

(Envolverde/CarbonoBrasil)

Um comentário:

Anônimo disse...

senão vejamos: A população amazonida vem preservando e conservando. O ICMBio/SFB/IBAMA "Lhes Excitando" a extração de madeira dentro de UCs.
Colocar trator, motosseras e abri estradas por cima de nascentes não é impactar.
Amazonia para a População -UMA ZONA para os "fiz cale za dores"
Diocles Soares de Oriximiná-PA