quarta-feira, 3 de setembro de 2008

OESP - Greenpeace faz manifestação no Planalto contra desmatamento

Por Leonencio Nossa, de O Estado de S. Paulo

Eles vestiram macacões de bombeiro com os nomes dos ministros da Agricultura, Casa Civil e dos Transportes

BRASÍLIA - Seis manifestantes do Greenpeace fizeram um rápido protesto na manhã desta quarta-feira, 3, perto da rampa do Palácio do Planalto contra o desmatamento na Amazônia. O grupo exibia macacões de bombeiro com os nomes dos ministros Reinhold Stephanes, da Agricultura; Dilma Rousseff, da Casa Civil; e Alfredo Nascimento, dos Transportes, que representam, segundo a ONG, os setores que mais contribuem para a destruição da floresta.

O grupo também exibia um capacete com o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em comunicado distribuído durante a manifestação que durou cerca de 15 minutos, o Greenpeace afirma que nos últimos 40 anos a Amazônia perdeu mais de 700 mil quilômetros quadrados de sua cobertura original.

A ONG reclama especialmente das obras de melhoria da BR 163, entre Pará e Mato Grosso, que estariam atingindo comunidades indígenas e destruindo a floresta no entorno. A intenção dos integrantes do movimento era entregar os macacões e o capacete no Palácio do Planalto. Mas foram impedidos de se aproximar, por cerca de 30 homens deslocados para reforçar a segurança do prédio. Não houve tumulto. Os manifestantes deixaram a calçada do Palácio e continuaram a manifestação na Praça dos Três Poderes.

Nenhum comentário: