segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Envolverde - Dados de desmatamento serão qualificados


Por Agência FAPESP

Dados gerados pelo Inpe serão validados em campo pela Embrapa. A parceria entre as instituições permitirá apontar quais são as atividades responsáveis pelo desmatamento

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vão atuar em conjunto para qualificar os dados de desmatamento.

Pela proposta, os dados, que são gerados pelo Inpe, desde a década de 1980, serão validados em campo pela Embrapa, que fará a qualificação das informações, identificando as atividades que condicionam a derrubada da floresta.

A partir do estudo das áreas já desmatadas em anos anteriores, será gerado um histórico do uso e ocupação da Amazônia, verificando, inclusive, a possível ocorrência de regeneração florestal.

Segundo a Embrapa Monitoramento por Satélite, a idéia do projeto é contextualizar os dados de desmatamento e tentar responder a diversas questões relacionadas ao tema.

Atualmente, com as divulgações do Inpe, já é possível saber quanto e onde há desmatamento. A colaboração entre as duas instituições permitirá apontar quais são as atividades responsáveis por esse desmatamento.

A primeira reunião de entendimento do projeto foi realizada em julho, em Brasília, com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, do diretor-geral do Inpe, Gilberto Câmara, e do diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, além de pesquisadores envolvidos com o tema. Mais dois encontros foram realizados posteriormente, na sede do Inpe, em São José dos Campos (SP), e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A iniciativa considera ainda planos de cooperação internacional, em especial com a África, a partir da geração de sistemas de monitoramento de florestas.

Crédito da imagem: Inpe

(Envolverde/Fapesp )

Nenhum comentário: