terça-feira, 30 de setembro de 2008

Folha - Defesa do desmatamento une candidatos madeireiros

Por HUDSON CORRÊA
ENVIADO ESPECIAL A UNIÃO DO SUL (MT)

Em União do Sul (MT), candidatos a prefeito seriam sócios em uma madeireira

Concorrentes querem que governo federal autorize desmatamento de até 50% no território amazônico; atualmente, limite é de 20%

Os dois candidatos a prefeito de União do Sul (MT) são madeireiros e defendem na campanha a ampliação do limite de desmatamento na Amazônia, onde o município está situado.
Candidato pelo DEM, Antonio de Matia, 59, o Ico da MM, diz ser sócio de seu adversário Ildo Ribeiro de Medeiros (PMDB), 43, em uma madeireira em Moraes de Almeida (PA).

No segundo mandato e, portanto, fora da eleição, o prefeito de União do Sul, Ênio Alves da Silva (PR), também é madeireiro e apóia Medeiros. Silva diz que realmente existe uma sociedade entre os dois únicos candidatos à prefeitura.
Apesar da afirmação de seu aliado prefeito, Medeiros afirma que já foi sócio, mas que não tem mais nenhuma ligação empresarial com Ico da MM. "Além da madeireira, nós temos ainda 600 cabeças de gado.

Não é nada no papel. Tudo na base da confiança", afirma Ico da MM, que diz conhecer Medeiros desde que moravam no município de Celso Ramos (SC), onde já eram políticos.
Sociedade à parte, os dois candidatos dizem que "só 14% das matas foram abertas" no município. Eles querem que o governo federal autorize desmatamento de até 50%. Atualmente, o limite é de 20% no território amazônico. O próprio prefeito admite ter praticado ato ilegal, ao desmatar ao menos metade da área de sua fazenda.
Medeiros e o prefeito dizem que a saída para o município é o desenvolvimento da agricultura nas áreas a serem abertas. União do Sul tem 4.581 km2, quase três vezes o tamanho da cidade de São Paulo.
Atualmente, o município ainda vive das indústrias da madeira. São 20 empresas instaladas. A cidade chegou a ter 60 madeireiras, mas, segundo o prefeito, as ações de fiscalização reduziram o número de empresas. O principal golpe foi a Operação Curupira da Polícia Federal, em 2005, contra madeireiras fantasmas.

Poucos idosos
União do Sul surgiu de um povoado criado por gaúchos, paranaenses e catarinenses.
O município possui o menor percentual de idosos de todo o país -apenas 1,27% do total de habitantes. O dado é da CNM (Confederação Nacional dos Municípios). O IBGE apontou que, em 2007, União do Sul tinha 3.998 moradores.

Nenhum comentário: