sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Envolverde - Municípios amazônicos terão gestão integrada de resíduos sólidos


Por Suelene Gusmão, do MMA

A Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA está preparando a celebração de convênios com quatro estados da Amazônia Legal para apoiar a implantação de planos para a gestão integrada e consorciada de resíduos sólidos. Entre os estados beneficiados estão o Acre, o Amazonas, Tocantins e Maranhão. A gestão de resíduos sólidos naquela região enfrenta o desafio de lidar com vários aspectos locais peculiares como a distância entre os municípios, o difícil acesso à maioria deles e a situação do solo.

De acordo com o diretor de Ambiente Urbano do MMA, Silvano Silvério, a intervenção do estado no sentido de proporcionar à região condições para o manejo dos resíduos sólidos não é de agora. "Historicamente, já foi investido naquela região mais de R$ 6 milhões na construção de aterros sanitários, mas pela gestão inadequada destes recursos não chegaram a ser aplicados", disse. Segundo Silvério, é exatamente por este tipo de situação que está sendo estimulada a gestão integrada e compartilhada destes recursos. "A adoção deste instituto se dá dentro de um contexto inovador, com adoção de instrumento de cooperação federativa e gestão associada de serviços públicos em nível horizontal e vertical", disse.

Quanto à gestão dos recursos hídricos foi extraído das oficinas de planejamento do programa Corredores Ecológicos (Central da Amazônia), o diretor de Ambiente Urbano informou que a população apontou pontos críticos com relação à falta de saneamento básico naquela região. Entre eles, os depósitos de lixo considerados como a principal fragilidade dos recursos hídricos, tanto para a água superficial como para a subterrânea; a contaminação dos igarapés por falta de obras de saneamento e a exploração da água subterrânea; e o lançamento de óleo e lixo decorrentes das atividades do tráfego de embarcações; a disposição inadequada dos resíduos.

O diretor de Ambiente Urbano do MMA divulgou as informações nesta quinta-feira (4) durante palestra na Semana da Amazônia, promovida pelo Departamento de Articulação de Ações da Amazônia. O encontro teve início no dia 1º e se encerrará neste sábado (6), como programação no Parque da Cidade, na área do Parque Ana Lídia. A semana vem divulgando as políticas implementadas pelo MMA na região amazônica. O objetivo é o de sensibilizar a população para a necessidade e o compromisso com a preservação do meio ambiente.


(Envolverde/MMA)

Nenhum comentário: