segunda-feira, 15 de setembro de 2008

O Globo - Aviões quase se chocam na Amazônia

Erro de controlador de vôo por pouco não causa desastre aéreo no Acre

Um erro do controlador de vôo por pouco não provocou uma colisão aérea entre um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e um Boeing 737 da Gol, em 18 de junho do ano passado, no Acre, na região amazônica. Reportagem exibida ontem pelo “Fantástico”, da TV Globo, mostrou uma gravação com detalhes do incidente.

Num intervalo de um minuto e meio, o controlador de vôo autorizou a aterrissagem das duas aeronaves. As informações estão no relatório de perigo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico (Cenipa).

“A Gol quase bateu na gente”, diz piloto O piloto do Grifo — esquadrão de elite da FAB — fazia um treinamento, quando foi surpreendido: — O que aconteceu foi que a Gol passou por cima da gente aqui, quase bateu na gente — diz o piloto, na gravação.

O acidente foi evitado, porque o piloto da FAB, a 450 metros de altura, percebeu a presença da outra aeronave.

O Boeing se aproximou, chegando a passar a 200 pés de altura — o que corresponde a pouco mais de 60 metros.

Nervoso, o piloto da FAB chamou o controlador: — Rio Branco, Gol pode prosseguir na aproximação final.

O que aconteceu foi que o Gol passou por cima da gente aqui, quase bateu na gente.

Pode prosseguir aí que a gente está no visual. Está ok, Rio Branco? Copiou? Em nota, a Aeronáutica informou que, em momento algum, teria havido uma situação crítica de quase colisão.

Mas autorizou a realização de uma avaliação, que concluiu por deficiências de procedimento por parte do controlador de vôo. O piloto do Boeing confirmou o incidente, mas, por determinação da Gol, disse que não poderia dar detalhes.

Em nota, a Gol afirmou que “segue os procedimentos de segurança e que os eventos que mereçam registro são feitos dentro dos padrões estabelecidos pelas autoridades competentes”.

Nenhum comentário: