segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Envolverde - Plano Amazônia Sustentável tem reunião em Belém


Diretora e chefes-gerais da Embrapa se encontram na sexta-feira (17), em Belém (PA), com o ministro Roberto Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos), em uma reunião de trabalho que reunirá diversas instituições envolvidas na implementação do Plano Amazônia Sustentável (PAS). Além da diretora-executiva nacional, Tatiana Sá, participam pela Embrapa os chefes Cláudio de Carvalho (Embrapa Amazônia Oriental) e Judson Valentim (Embrapa Acre).

O dia de reunião acontece no Museu Paraense Emílio Goeldi. As três questões em foco: 1) panorama da situação do extrativismo, para reunir subsídios para criação de estratégias de organização e otimização da atividade na Amazônia; 2) avaliação do sistema de fundos regionais de desenvolvimento e de incentivos fiscais que beneficiam a Amazônia Legal e/ou a Região Norte, com o objetivo de viabilizá-los como instrumento de promoção de complexos industriais estratégicos para o PAS; 3) organização da colaboração entre os atores institucionais presentes para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional da Amazônia – PDRA.

Pela parte da manhã, a reunião tem por objetivo analisar a situação atual do extrativismo e, assim, identificar pontos de estrangulamento e possíveis linhas de fomento e organização institucional da atividade na Amazônia, que fundamentem uma nova estratégia para o crescimento tecnológico e econômico do setor e das populações envolvidas. Os participantes (representantes do governo, da comunidade científica e do meio empresarial) terão a oportunidade de identificar em conjunto as cadeias produtivas promissoras, gargalos tecnológicos e de comercialização, adequação dos instrumentos fiscais e tributários existentes, prioridades para políticas públicas específicas e relação dessas com as demais políticas de desenvolvimento regional.

Dois são os objetivos da segunda reunião. O primeiro é avaliar o sistema de fundos regionais de desenvolvimento e de incentivos fiscais que beneficiam a Amazônia Legal e/ou a Região Norte e conceber uma estratégia de sua utilização como instrumento de promoção de complexos industriais estratégicos para o PAS, a partir de três focos específicos: a) promoção de indústrias de beneficiamento dos produtos da floresta (madeireiros e não-madeireiros); b) indução do aumento de valor agregado do complexo industrial associado à agricultura tecnificada das áreas de cerrado e de transição; e c) indução do aumento do grau de beneficiamento (agregação de valor) do produto mineral da Amazônia.

O segundo objetivo é organizar a colaboração entre os atores institucionais presentes para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional da Amazônia - PDRA, conforme estipula a Lei Complementar 124 de 3/1/2007.

(Envolverde/Embrapa)

Nenhum comentário: