sexta-feira, 31 de julho de 2009

Operação Arco Verde chega ao Maranhão


Levar desenvolvimento sustentável aos 43 municípios com maiores índices de desmatamento na Amazônia Legal é o objetivo da Operação Arco Verde que tem como próximo destino o Maranhão.

O mutirão ocorre em Amarante do Maranhão, entre os dias 30 de julho e 1º agosto, e terá a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e de outros órgãos vinculados ao projeto. A programação do evento inclui desde palestras e cursos até a exibição de filmes e emissão de documentos, como carteiras de identidade.

No Maranhão, a Agenda de Transferência de Tecnologia da Embrapa participa do esforço dos mutirões da Operação Arco Verde por meio do Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia localizada em Imperatriz (MA), juntamente com a Embrapa Meio Norte e a Embrapa Informação Tecnológica e apoio da Diretoria Executiva. Serão apresentadas palestras sobre alternativas para a implantação e fortalecimento da produção sustentável na região.

“O pesquisador da Embrapa Meio-Norte irá mostrar aos produtores do município que, a partir da adoção de práticas agrícolas simples e adaptadas à realidade local, é possível migrar de um modelo de produção predatório para um modelo de desenvolvimento sustentável”, afirma Márcio Armando, biólogo da Embrapa Transferência de Tecnologia.

A Embrapa também leva aos municípios da Operação Arco Verde o Projeto Minibibliotecas, que compreende um total de 108 publicações impressas, 37 fitas de vídeo do Programa Dia de Campo na TV e 40 CDs com o programa de rádio Prosa Rural, programas coordenados pela Embrapa Informação Tecnológica.

As minibliotecas são instaladas nas escolas das cidades com a finalidade de oferecer informações sobre as tecnologias de baixo custo e de fácil aplicação para a melhoria da produção agropecuária nas comunidades rurais. Os sistemas agroflorestais e o pastejo rotacionado estão entre as tecnologias desenvolvidas pelos centros de pesquisa da Embrapa e parceiros que serão apresentadas por meio de folhetos.

Mutirão – Amarante do Maranhão recebe a sétima etapa do mutirão que já atendeu quase cem mil moradores em 16 municípios dos estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia desde o lançamento do Programa, em 19 de junho. Em agosto, as atividades seguem pelas seguintes cidades: São Félix do Araguaia, Querência, Gaúcha do Norte e Nova Maringá em Mato Grosso; Itupiranga, Novo Repartimento, Pacajá e Brasil Novo no Pará, e ainda Lábrea no Amazonas.

A operação Arco Verde é uma iniciativa do Governo Federal que, em parceria com Estados e municípios, busca estimular a prevenção e combate ao desmatamento e à grilagem de terras na Amazônia Legal, propondo um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia. A mobilização é um esforço integrado de 13 ministérios, autarquias, empresas e bancos públicos para legalizar as atividades econômicas nos 43 municípios do Território, relacionados entre os maiores desmatadores, responsáveis por 50% de toda a destruição da floresta amazônica.

Colaboração: Gabriela Lafetá

Crédito da imgem: Karolline Soares

Nenhum comentário: