domingo, 12 de julho de 2009

Agência Pará - Pecuaristas destacam empenho do governo contra embargo da carne

Pecuaristas de Marabá, em reunião com a governadora Ana Júlia Carepa, enfatizaram a importância do empenho do governo do Estado na solução do embargo à carne do Pará, por meio de ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF). No mesmo encontro, realizado na manhã de sábado (11), no parque da Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama), também fizeram questão de ressaltar o compromisso da governadora com a regularização ambiental e fundiária e a implantação em todo o território paraense do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE). Vários integrantes do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá participaram da reunião.

Por Lázaro Araújo

O produtor José Diamantino citou a longa e árdua luta dos pecuaristas do Pará, até o que ele classificou de consolidação do desenvolvimento das regiões sul e sudeste do Estado. O pecuarista frisou a vocação da região para a pecuária e afirmou que fazendeiros, pequenos, médios e grandes produtores, "sabem trabalhar com esse produto".

"O governo muito nos agrada quando manifesta de público o interesse em vestir a camisa de todo o Pará, do sul e sudeste, dos produtores, no sentido de buscar a regularização ambiental e fundiária e fazer o Zoneamento Ecológico Econômico, o que acreditamos resolverá os problemas de todos", reforçou Diamantino, ressaltando a vontade maior dos produtores, que é trabalhar dentro da legalidade.

Também falando em nome da Associação Comercial de Marabá, José Diamantino disse reconhecer o esforço do governo para garantir a regularização de todos os produtores e deixá-los tranquilos para ajudar a desenvolver o Estado do Pará.

O prefeito de Marabá, Maurino Magalhães, destacou a preocupação do governo do Estado com a regularização ambiental e fundiária do Pará e o empenho visando o desenvolvimento dentro da legalidade. "A questão ambiental é o maior gargalo que temos", afirmou. Segundo ele, os produtores e trabalhadores da região são ordeiros e querem se adequar à lei. "Vamos juntar forças, que ninguém conseguirá quebrar", garantiu o prefeito.

Oportunidades
Ana Júlia Carepa pediu aos produtores rurais que transformem a situação atual de crise econômica em oportunidades a favor do desenvolvimento do Estado. "Vamos mudar nossa imagem. Estamos saindo da condição de vilão - como queriam nossos críticos - para a de Estado pioneiro, para a condição de único a produzir com o selo da legalidade", afirmou.

Ana Júlia Carepa convidou todos os produtores a aderirem ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), "porque essa é a melhor saída para o desenvolvimento sustentável". A governadora garantiu que as propriedades cadastradas poderão atuar dentro da lei e do compromisso de não desmatamento e preservação. "É a produção com sustentabilidade", reiterou. O Cadastro Ambiental Rural está atrelado ao programa "1 Bilhão de Árvores para a Amazônia", desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). "Este é um novo momento, único e muito importante", disse ela, frisando aos produtores que todos têm que ceder para viabilizar os acordos e as soluções.

O anúncio feito pela governadora da presença na região da ministra da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Roussef, para assinar o convênio com a Vale visando a instalação de uma siderúrgica em Marabá, foi muito aplaudido pelos produtores. O mesmo apoio Ana Júlia Carepa recebeu quando disse que os produtores da região eram tão paraenses quanto ela. "Não somos de onde nascemos, mas de onde escolhemos para morar", afirmou.

A governadora voltou a falar dos investimentos feitos em segurança em Marabá e demais municípios da região, do lançamento da operação "Cadê seu Filho?" E da continuidade da Operação Verão, desenvolvida pelas Polícias Civil e Militar, agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e demais órgãos da área de segurança pública.

Em entrevista, Ana Júlia Carepa informou que nos meses de julho e agosto o governo investe na recuperação de estradas e pontes, destruídas pelas fortes chuvas e enchentes ocorridas no primeiro semestre.

Nenhum comentário: