segunda-feira, 6 de julho de 2009

Amazonia.org.br - Falta infraestrutura para licenciamentos na Amazônia, diz diretor do Dnit

Digite aqui o resumo do post

O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) não estava preparado para receber as obras do Programa da Aceleração do Crescimento (PAC), de acordo com o diretor-geral do departamento Luiz Antonio Pagot. Segundo Pagot, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, há falta de pessoal, logística e infraestrutura para o licenciamento de obras no país e principalmente na Amazônia.

Para Pagot, um dos entraves está na questão ambiental. "As licenças sócio-ambientais são um problema sério". O diretor do Dnit reclama da dependência de licenças de muitos órgãos, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Fundação Nacional do Índio (Funai), entre outros.

"Todos esses órgãos têm falta de licenciadores. Com a atividade intensa do PAC, as equipes não conseguem dar velocidade aos processos, e muitas vezes não têm a logística para enfrentar o Brasil, para fazer um licenciamento na Amazônia. Além disso, há falta de parâmetros, cada licenciador praticamente desenvolve a sua metodologia. Temos licenciamentos que se arrastam por dois, três anos", diz.

O diretor-geral do Dnit também revelou problemas internos, como a falta de pessoal. "O Dnit está previsto para ter 4,8 mil funcionários, mas estou trabalhando com 2,9 mil, com autorização para contratar mais 300 num concurso. Tenho engenheiros que cuidam de 11, 12 obras por mês". Também aponta a existência de problemas externos, relacionados a empreiteiras que assumiram obras maiores do que tinham capacidade.

Nenhum comentário: