segunda-feira, 13 de julho de 2009

Envolverde - Município mato-grossense firma compromisso com Mutirão Arco Verde Terra Legal


A prefeitura de Nova Ubiratã, em Mato Grosso, assinou, na quinta-feira (9), durante a reunião institucional do mutirão Arco Verde Terra Legal, um protocolo de intenção junto à Secretaria de Meio Ambiente do estado e ao Sindicato Rural, a fim de fazer a regularização ambiental e fundiária em todas as propriedades do município. No acordo ficou definido no acordo que até 2010 todas as Áreas de Proteção Permanentes degradadas, em propriedades rurais, estarão isoladas e em fase de recuperação. A expectativa é que 90% das propriedades estejam cadastradas até 2011.

Por Carlos Américo, do MMA

Segundo o diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Guilherme, esse é o primeiro compromisso do tipo firmado no mutirão Arco Verde Terra Legal e pode ser seguido como exemplo para outros municípios.

Nesta sexta-feira (10), o direto Paulo Guilherme participou de visita técnica, realizada pela Embrapa, para conhecer uma chácara na região, que é exemplo de trabalho sustentável. No local, o produtor rural familiar Gari da Silva demonstra que é possível viver bem somente com a agricultura sustentável. Em uma área de 3 hectares, ele e a esposa produzem leite, frango e mandioca e produtos derivados, conseguindo uma renda média de R$ 1.200 por mês. Além dessa renda, eles produzem alimentos para consumo próprio na horta e no pomar. Todos esses alimentos são cultivados de forma orgânica, sem uso de adubo químico.

A operação também acontece simultaneamente em Ulianópolis (PA) e Pimenta Bueno (RO). No município rondoniense, a prefeitura local está trabalhando para inserir produtos da agricultura familiar na merenda escolar. A idéia é ampliar o mercado para os produtos do pequeno agricultor. Também é grande a procura pela regularização ambiental e fundiária em Pimenta Bueno. Por isso, técnicos dos ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário prestarão esses serviços à população por mais 15 dias.

A quinta semana de trabalhos do Mutirão Arco Verde Terra Legal começa na quinta-feira (16), em Marcelândia, Mato Grosso, e Dom Eliseu, no Pará. Os quatro municípios de Rondônia já foram atendidos.

(Envolverde/MMA)

Nenhum comentário: