segunda-feira, 1 de junho de 2009

Envolverde - Amazônia perdeu 178 quilômetros quadrados de floresta em dois meses, diz levantamento de ONG


Por Luana Lourenço

Brasília - A Amazônia perdeu 178 quilômetros quadrados de cobertura florestal em março e abril deste ano, de acordo com levantamento divulgado nesta sexta-feira (29) pela organização não-governamental (ONG) Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). A devastação pode ter sido ainda maior, porque a grande quantidade de nuvens sobre a região no período dificultou a visualização dos satélites.

Em comparação com o mesmo período de 2008, houve queda de 34%. Segundo o levantamento, Mato Grosso foi o estado que mais desmatou nos dois meses analisados neste ano: 76,6 quilômetros quadrados no total.

A cobertura de nuvens na Amazônia impediu a visualização de 66% da região. “Por esse motivo, os dados de desmatamento podem estar subestimados durante esses meses”, de acordo com o relatório. Em abril, por exemplo, 80% do estado do Pará estava coberto por nuvens.

Os levantamento do Imazon é paralelo à estatística oficial do desmatamento, calculada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Na próxima semana, o instituto deve divulgar o desmate acumulado entre fevereiro e abril deste ano.

Nenhum comentário: