quarta-feira, 15 de abril de 2009

G1 - Reservas são eficazes para barrar queimadas na Amazônia, aponta estudo

Do Globo Amazônia, em São Paulo

Maior parte do fogo ocorre próximo a estradas.Mesmo em parques ou reservas habitadas, incêndios são poucos.

Parques, reservas e terras indígenas funcionam bem para conter incêndios florestais na Amazônia. A conclusão é de um estudo lançado por pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. Eles analisaram o histórico de queimadas de 1996 a 2006, e concluíram que as estradas e a degradação florestal são os principais fatores de risco para o aumento do fogo.
Segundo o estudo, publicado na última quarta-feira (8) pela revista científica de acesso livre PLoS One, 88% dos focos de incêndio em florestas ocorreram em estados com alto índice de desmatamento. Da mesma forma, quase 90% das queimadas estavam a menos de 10 quilômetros das estradas. Apesar disso, matas localizadas dentro de reserva, mesmo próximas de estradas ou em estados muito desmatados, sofreram menos a ação do fogo.

Outro fator de estímulo às queimadas são as secas. Fenômenos como o El Niño, somados ao uso agrícola do fogo, fazem subir o índice de focos de incêndio. “Alguns modelos climáticos prevêem aquecimento e diminuição da água nos solos da Amazônia Ocidental no próximo século. Essas mudanças podem aumentar muito o risco de fogo em imensas áreas da Amazônia”, diz o artigo científico.

O estudo analisou unidades de conservação nacionais e estaduais, que juntas somam 1,53 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 37% da Amazônia Brasileira. De acordo com os pesquisadores, não há diferença entre a ocorrência de incêndios entre os diferentes tipos de parques ou reservas. Mesmo nos locais em que há população dentro da área protegida, como nas terras indígenas ou reservas extrativistas, a quantidade de queimadas é muito baixa. Em aproximadamente 80% dos casos, esses locais ficaram mais de um ano sem um único foco de incêndio.

Nenhum comentário: