quinta-feira, 2 de abril de 2009

Agência Brasil - Ministro da Agricultura defende mudanças na legislação florestal

Por Danilo Macedo

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, reforçou hoje (1º), em palestra na Feira de Tecnologias Agropecuárias Tecnoshow Comigo, a necessidade de reformular a legislação florestal brasileira para que um milhão de produtores não tenham que ser retirados de sua atividade.

Para ele, existem três pontos fundamentais a serem mudados. Em primeiro lugar, deve ser autorizado o plantio em várzea, encostas e topos de morros em áreas já consolidadas com produção. Stephanes também defende que as áreas de conservação às margens dos rios também devam ser computadas na porcentagem exigida de reserva legal. Em terceiro, segundo ele, é preciso permitir a compensação de área, ou seja, um produtor do Paraná, por exemplo, poderia pagar por uma área em outra região para que servisse como sua cota de mata preservada.

"Vamos preservar a floresta em pé, mas vamos deixar o que já está em uso e com plantio sustentável", afirmou. No evento, Stephanes cobrou das lideranças do setor agropecuário a mobilização para cobrar dos parlamentares a mudança da legislação.

A Tecnoshow Comigo ocorre até o dia 4, em Rio Verde (GO), cidade distante 235 quilômetros de Goiânia. Ainda hoje, o ministro estará na Exposição Agropecuária e Industrial de Mato Grosso do Sul (Expogrande).

Nenhum comentário: