segunda-feira, 27 de abril de 2009

Agência Brasil - Governo lança pacto pela redução das desigualdades na Amazônia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina hoje (27) o Compromisso mais Amazônia pela Cidadania com os governadores da Amazônia Legal. Será às 14h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, em Manaus. O objetivo é melhorar as condições de vida da população da região e diminuir as desigualdades sociais.

Articulado por seis ministérios - Relações Institucionais, Casa Civil, Educação, Saúde, Desenvolvimento Agrário e Secretaria Especial dos Direitos Humanos - e com a participação dos governos estaduais e municipais, o pacto estipula metas de avanços sociais na região, como a redução do analfabetismo e da mortalidade infantil. Para facilitar o acesso da população amazônica aos serviços públicos, o pacto prevê também a erradicação do sub-registro civil de nascimento.

Durante o encontro com os governadores serão entregues títulos de regularização fundiária. Haverá ainda o lançamento do Plano das Cadeias Produtivas da Sociobiodiversidade, que vai incentivar a produção, industrialização, comercialização e o consumo da produção extrativista, da agricultura familiar, das comunidades tradicionais e dos povos indígenas.

Nenhum comentário: