terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

COEP e Embrapa lançam projeto Comunidades Amazônicas

Ação vai beneficiar famílias de baixa renda e contribuir para o desenvolvimento social das comunidades

Nesta quarta-feira (16), o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep) em parceria com a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária lançam o projeto “Comunidades Amazônicas no Acre”. O evento acontece às 9 horas no auditório da Embrapa Acre. O projeto Comunidades Amazônicas é voltado para comunidades de baixa renda e envolve o fomento a atividades econômicas por meio do uso sustentável dos recursos naturais.

O objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento social e econômico das localidades, alem de evitar danos ao ambiente e colaborar com a recuperação de áreas degradadas. A concepção de sua metodologia tem como base o “Projeto Comunidades Semiáriado do COEP”, uma experiência de sucesso desenvolvida desde 1999, em áreas produtoras de algodão, em assentamentos rurais do Semiárido, no município de Campina Grande (PB). Inicialmente, o projeto “Comunidades Amazônicas” irá beneficiar três comunidades rurais acreanas, as quais receberam, na semana passada, a visita de membros da Secretaria Executiva do Coep Nacional para avaliar a viabilidade da realização do projeto nestas áreas.

Após o lançamento do projeto, acontece a posse do novo Conselho Deliberativo do COEP, ocasião em que a Embrapa Acre reassume a presidência do conselho deliberativo do COEP Acre, atualmente, sob a gestão da Caixa Econômica Federal.

Coep

Uma rede nacional de mobilização social, criada em 1993, pelo sociólogo Herbert de Souza (o Betinho), o Coep congrega empresas e pessoas físicas no trabalho voluntário voltado para a execução de projetos sociais junto a populações de baixa renda. No Acre, 25 parceiros trabalham desde 1999 na promoção de ações de melhoria da qualidade de vida que visam, principalmente, o incentivo ao empreendedorismo social de populações carentes, através de parcerias com organizações sociais, governos e/ou empresas. O Governo do Estado, Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa, Banco da Amazônia entre outras instituições compõem a rede.

Nenhum comentário: