quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Amazônia é prioridade expansão de fontes energéticas, diz Eletrobras

Encontrar novas fontes de energia na Amazônia e nos países vizinhos ao Brasil. Essa é a missão do novo presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto. O objetivo é investir R$ 210 bilhões em parceria com o setor privado nos próximos dez anos para garantir o abastecimento da eletricidade de que o país necessitará no futuro próximo.

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, Carvalho Neto recebeu na segunda-feira do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, documento por escrito com orientações gerais acerca da estatal. Entre elas, a necessidade de buscar novas oportunidades de investimentos em energia renovável, especialmente nos potenciais hidroelétricos, que estão se esgotando.

Também foi colocado como prioridade, segundo Carvalho Neto, o desafio da internacionalização da Eletrobras, que deverá buscar parcerias com países vizinhos para a construção de novas usinas e também linhas de interconexão energética entre os países.

O objetivo é a transformação da estatal na "Petrobras do setor elétrico", levando a empresa a atuar em todo o continente americano, especialmente na Argentina, na Colômbia, no Peru, na Venezuela e também nos EUA.

Na Amazônia peruana já foi identificado potencial de construção de mais de 20 hidrelétricas, que somariam 20 mil megawatts (MW) - ou duas Belo Monte.

Já há um pré-acordo fechado entre o Brasil e o Peru para que empresas brasileiras (Eletrobras e grupos privados) construam e operem usinas naquele país.

Nenhum comentário: