quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Ibama apreende 250 metros cúbicos de madeira ilegal em Humaitá, no sul do Amazonas

Apreensão aconteceu em Humaitá, um dos municípios do Sul do Amazonas onde o desmatamento no Estado é mais intenso

Elaíze Farias

Operação realizada nesta terça-feira (08) e hoje (09) no município de Humaitá (a 591 quilômetros de Manaus) apreendeu nove caminhões carregando 250 metros cúbicos de madeira serrada de diferentes espécies.

As apreensões foram feitas pelo Instituto Nacional de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Polícia Militar de Humaitá, município localizado no Sul do Amazonas.

O agente federal ambiental do Ibama Francisco Carlos Filho, que efetuou a abordagem dos motoristas dos caminhões, disse que as madeiras ilegais vinham do distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré, e teriam diferentes destinos: Rondônia, Mato Grosso e São Paulo.

Conforme Francisco, os condutores não apresentaram documentos de certificação ou então mostraram documentos falsos, em desacordo com a legislação ambiental.

“É uma quantidade muita elevada de madeira ilegal apreendida em apenas dois dias. Desde o início de fevereiro, quando o Ibama começou a operação, apreendemos 350 metros cúbidos”, disse ele, por telefone, de Humaitá, ao acritica.com.

A madeira será levada para 54° Batalhão de infantaria na manhã desta quinta-feira (10), em Humaitá.

Nenhum comentário: