sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Acordo entre Brasil e Guiana Francesa vai incentivar pesquisas na Amazônia

Termo de cooperação foi assinado esta semana, na cidade de Cayena.  Titular da Fapeam representou o país no encontro

Um acordo entre Brasil e Guiana Francesa vai promover a cooperação em formação científica na região amazônica.

O acordo foi firmado nesta terça-feira (15), na cidade de Cayena, na Guiana Francesa, entre representantes do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) do Brasil e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da França (IRD).

Participou do evento a diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Olívia Simão, representando o Confap.

O objetivo do encontro é aumentar o número de mestres e doutores, com ênfase na biodiversidade do bioma amazônico.

De acordo com Olívia Simão, a cooperação entre a FAPEAM, Fapespa (Pará) e a Fundação Tumucumaque (Amapá) deverá subsidiar esta iniciativa.

“A ideia é tornar a cooperação entre Brasil e França uma ação transfronteiriça, a partir de uma estratégia de sucesso para acelerar os avanços científicos na Amazônia, de forma que os frutos dessa iniciativa resultem em grandes benefícios para a conservação e o desenvolvimento da região”, destacou.

Olívia Simão assinou, como representante do Confap, um memorando de entendimento, manifestando a intenção de participar da cooperação para a formação e fixação de recursos humanos em nível de mestrado e doutorado na Região Amazônica envolvendo, especificamente a Guiana Francesa e os Estados brasileiros do Amapá, Amazonas e Pará.

“O desdobramento desta iniciativa acontecerá nos próximos dias 25 e 26, na cidade de Vitória (ES), em reunião do Confap, que terá em um dos itens de pauta, os procedimentos e mecanismos para implementação das propostas discutidas no encontro”, informou.

Representantes

Representando a França estiveram presentes na solenidade, a ministra de Ensino Superior e Pesquisa, Valérie Precresse, o presidente do IRD, Michel Laurent, o presidente da Região da Guiana, Rodolphe Alexandre, e o presidente da Universidade das Antilhas e Guiana (UAG), Pascal Saffache.

A delegação brasileira foi representada pelo governador do Amapá, Camilo Capiberibe, o Sececretário de Ciência e Tecnologia do Amapá, Antonio Cláudio de Carvalho, o Reitor da Universidade Federal do Amapá (UFAP), José Carlos Tavares e pelo representante da reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Albertino Carvalho.

A ministra da França salientou a importância da formação de recursos humanos em nível de mestrado e doutorado a partir da cooperação entre Brasil e a Guiana Francesa nas áreas da saúde, sensoriamento remoto, hidrologia, mudanças climáticas e biodiversidade.

As informações são da assessoria de comunicação da Fapeam.

Nenhum comentário: