quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cartilha aborda estudos ignorados pelo novo Código Florestal

O SOS Florestas acaba de lançar uma cartilha revelando o que está em disputa na proposta de reforma da legislação ambiental. A organização anunciou que a publicação “é amparada por diversos estudos científicos que foram ignorados na elaboração do projeto de mudanças no Código Florestal apoiado pelos ruralistas”.

Entre outras consequências, o SOS Florestas alerta que a aprovação do projeto apresentado pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB) pode gerar um quadro de insegurança política e o aumento do desmatamento. Além disso, as populações rurais e urbanas ficarão mais vulneráveis e expostas a catástrofes naturais após a redução da vegetação na margem de rios.


As organizações ambientalistas que compõem o SOS Florestas e que participaram da elaboração da cartilha acreditam que o debate sobre as alterações do Código Florestal está ocorrendo “em portas fechadas, de forma tendenciosa sem ouvir o movimento social, especialistas e academia”.

As enchentes e deslizamentos que vitimaram mais de 800 pessoas no início do ano, no estado do Rio de Janeiro, reacenderam as polêmicas sobre o novo Código, cuja proposta foi aprovada em junho de 2010 e aguarda votação nos plenários da Câmara e do Senado.

Nenhum comentário: