terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Comitê lembra 6 anos da morte de Irmã Dorothy

Semana terá debates, palestras e celebrações ecumênicas

Na semana em que se completam seis anos do assassinato de Dorothy Stang, o comitê batizado com o nome da missionária norte-americana realiza uma programação em Belém e em Anapu, município da região do Xingu onde a ela militava na defesa dos direitos humanos e do meio ambiente. Em 12 de janeiro de 2005, Dorothy foi abatida a tiros por pistoleiros, dentro do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Esperança. Cinco dos quatro cumprem pena de prisão, enquanto Regivaldo Pereira Galvão, o 'Taradão', recorre da condenação em liberdade.

O lançamento da 'Semana Irmã Dorothy! Uma Sagrada Herança a ser Defendida' aconteceu ontem, na praça da República, no centro da capital paraense. Os militantes do Comitê Dorothy fizeram um manifesto silencioso, com o rosto da missionária estampado em cartazes que foram fincados na grama. O ato aconteceu ao lado do Movimento pela Vida (Movida), ONG que reivindica justiça na solução de crimes de assassinatos ocorridos em Belém. 'A herança da Irmã Dorothy é vasta. Ela defendia a floresta, os PDS Esperança e Virola Jatobá, foi uma educadora e defensora dos direitos humanos', lembra um dos coordenadores do comitê, Dinailson Benassuly. 'Ela é a nossa mártir', ressalta.

O comitê foi criado para pressionar as autoridades para que os acusados do crime fossem levados a júri popular. Benassuly observa que a entidade já cumpriu o seu papel no Pará. 'Estamos esperando este ano como é que vai ser em Brasília. O Ministério Público e os advogados da Comissão Pastoral da Terra (CPT) estão vigilantes no Supremo Tribunal Federal (STF)', destaca Benassuly. Hoje, o comitê começa a investir no combate ao tráfico de pessoas e do trabalho escravo.

AGENDA

A semana terá uma farta programação de entrevistas, debates, palestras, celebrações ecumênicas e festas em homenagem à missionária: Amanhã, haverá entrevista no programa Janela Aberta, da TV Nazaré, às 21 horas. Na quarta-feira, 8, será realizada a celebração ecumênica na Paróquia São Domingos de Gusmão, na Av. Celso Malcher, bairro da Terra Firme, às 19 horas, seguida da roda de conversa sobre a 'Herança Sagrada de Dorothy'. Na quinta-feira, 10, haverá outra participação na TV Nazaré, dessa vez no programa Pensando Bem, às 15 horas. No mesmo dia, parte de Belém e de outros municípios uma caravana em direção a Anapu. Na sexta-feira, 11, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Norte II fará uma coletiva de imprensa, às 9 horas da manhã, na sede da entidade. No sábado, 12, acontecerá o ato 'Celebração do 6º ano de Martírio' em Belém, com missa na Paróquia Santa Maria Goretti, no bairro do Guamá, às 19 horas; e, em Anapu, com a 'Festa de Vida' do PDS Esperança e de Irmã Dorothy, cuja celebração será realizada pelo bispo Dom Erwin Kräutler, seguida de debates e confraternização. No domingo, 13, também haverá debates e confraternização em homenagem à missionária na localidade de Saint Rafael, área rural de Anapu, onde Irmã Dorothy foi enterrada.

Nenhum comentário: