quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Órgão organiza licitação de mais lotes de floresta

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), responsável pela concessão de florestas públicas, deve licitar em 2011 mais 8 mil quilômetros quadrados (km2) de áreas para exploração controlada de mata nativa na Amazônia.  O órgão está preparando editais para concessão de lotes nas florestas nacionais de Crepori, Altamira e Saracá-Taquera, no Pará, e Jacunda, em Rondônia.

No Pará, as novas áreas para concessão estão na região de influência da BR-163 (que liga Cuiabá a Santarém), conhecida pelos altos índices de desmatamento ilegal, e na Calha Norte (faixa de fronteira da Amazônia brasileira), ainda bastante preservada.  O processo está na fase de avaliação das sugestões apresentadas pelas populações locais durante as audiências públicas.

Atualmente, o SFB tem um edital aberto, de concessão de 210 mil hectares na Floresta Nacional do Amana, no Pará.  As empresas interessadas podem se inscrever na licitação até o dia 23 de fevereiro.  Nas áreas de floresta licitadas, as espécies de árvores exploradas são definidas por um plano de manejo e a retirada é feita com base em um sistema de revezamento.  O empresário divide a área em pequenos lotes e explora um de cada vez, para que a parte derrubada possa se regenerar enquanto os outros lotes vão sendo explorados.  O plano de manejo é fiscalizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e por auditorias independentes periódicas.

Nenhum comentário: