segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Governo e organização norte-americana assinam termo de cooperação

ONG vai ajudar a divulgar projetos de desenvolvimento sustentáveis do Acre

Tatiana Campos

O governo do Estado assinou nesta sexta-feira, 28, termo de cooperação com o Fundo de Defesa do Meio Ambiente (EDF - Environmental Defense Fund), uma organização não-governamental norte-americana de atuação internacional que deve ajudar o Acre a fechar parcerias que garantam o desenvolvimento de projetos sustentáveis.

Steve Shwartzman, da EDF, é um velho conhecido do Acre.  Pisou o solo acreano pela primeira vez em 1986, no Primeiro Encontro Nacional de Seringueiros.  O Fundo de Defesa do Meio Ambiente trabalha na promoção e divulgação de experiências positivas no desenvolvimento sustentável.

O termo de cooperação é um instrumento que pode abrir as portas para o Acre e auxiliar na divulgação de programas como o pagamento por serviços ambientais ou em projetos relacionados às mudanças climáticas.

“Para mim é uma satisfação muito grande atuar no Acre.  Eu, que tive a honra de conhecer e trabalhar junto com Chico Mendes, hoje volto aqui para selar um termo de cooperação com o governo do Estado para divulgar projetos sustentáveis”, comentou.

Shwartzman analisou as mudanças ocorridas nas duas últimas décadas.  “O Estado avançou muito, muito mais até do que se esperava que conseguisse avançar, e isso gera uma referência de economia sustentável com base florestal para o mundo.  A intenção do EDF é verificar as possibilidades que podem se desenrolar em relação a parcerias com os governos ou instituições que lutam para preservar o meio ambiente”, explicou.  O secretário de Meio Ambiente, Edegard di Deus, disse que a parceria com o EDF será favorável ao governo do Estado, que poderá ampliar as parcerias internacionais para investir em projetos sustentáveis.  “O Steve [Shwartzman] há mais de 30 anos procura nos ajudar a desenvolver projetos que caminhem dentro da sustentabilidade ambiental que tanto buscamos”, comentou.

Nenhum comentário: