quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O ano das florestas

Por Redação Greenpeace

Virada a página do calendário, entramos no Ano Internacional das Florestas
(http://www.un.org/en/events/iyof2011/index.shtml). Assim ficou estabelecido na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU): 2011 é o ano das matas, que chegam a cobrir 31% da área terrestre do planeta. Mais que uma homenagem, o objetivo da ONU é lembrar ao mundo a importância que as florestas têm para a sobrevivência de todo tipo de vida – incluindo nós, humanos.

Segundo dados da organização, é debaixo das copas das árvores que vivem 300 milhões de pessoas e 80% da biodiversidade da Terra. Mas os serviços ambientais das florestas vão muito além de suas fronteiras: calcula-se que pelo menos 1,6 bilhão de pessoas dependa diretamente delas para sobreviver.

Boa parte desse total está do lado de cá do globo. Afinal, está aqui a maior floresta tropical do planeta. Dos 6,9 milhões de quilômetros quadrados de Amazônia, 4,2 milhões ficam em território brasileiro. E é ali que moram mais de 20 milhões de pessoas, cerca de 200 mil indígenas e uma biodiversidade que apesar de ser pouquíssimo conhecida, é das mais impressionantes.

Além de ser fundamental no equilíbrio climático global e influenciar diretamente o regime de chuvas do Brasil e da América Latina, a floresta amazônica estoca entre 80 e 120 bilhões de toneladas de carbono. Números suficientes para convencer qualquer um da importância de se manter de pé esse patrimônio.

Para ter um tira-gosto da grandeza amazônica, clique aqui (http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Multimidia/Fotos/Outras-fronteiras10/) e veja uma galeria de fotos da floresta vista de cima.

FOTO
Crédito: Rodrigo Baleia/Greenpeace

(Envolverde/Greenpeace)

Nenhum comentário: