sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Estudo sobre frutos da Amazônia brasileira atrai pesquisadores peruanos

Pesquisadores peruanos estão em Manaus até esta sexta-feira (28), onde realizam excursões nas instalações da Empraba e no Inpa para conhecer estudos científicos com fruteiras nativas.

Pesquisas sobre frutos amazônicos desenvolvidas na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, na Embrapa Amazônia Ocidental (Embrapa) podem receber um novo acréscimo: a participação de pesquisadores peruanos.

Nesta semana, um grupo de cientistas daquele país visita as instalações de pesquisas da Embrapa e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), em Manaus.

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa.

O pesquisador do Instituto de Investigaciones de la Amazonía Peruana, Agustin Coral, o interesse é conhecer quais os avanços nas pesquisas e verificar quais técnicas estão sendo utilizadas pela Embrapa.

A intenção, segundo Coral, é verificar a possibilidade de unificar metodologias de pesquisa que permitam realizar trabalhos em parceria entre as instituições dos dois países.

Para o chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Luiz Marcelo Rossi, esta é uma oportunidade para a ampliação da cooperação internacional - principalmente a “Sul-Sul” (entre os países do hemisfério sul) - nos temas de interesse da região amazônica dos dois países.

“Em relação às fruteiras nativas, há um grande potencial de mercado. Há também os aspectos de fitossanidade das culturas, assim como as tecnologias de pós-colheita que necessitam de avanço para a conquista de mercados externos”, explicou.

Para estabelecer cooperação desse tipo, o chefe-geral da Embrapa explicou que se poderá ter, além da participação das instituições locais como o Inpa e a Ceplaco, também o apoio de outras Unidades de pesquisa da Embrapa e do escritório da Embrapa no Panamá.

Nenhum comentário: