quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ministério de Minas e Energia e Copel assinam contrato de concessão de Usina de Colíder

Alex Rodrigues

O Ministério de Minas e Energia e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) assinaram ontem (18) o contrato de concessão para que a empresa construa e opere a Usina Hidrelétrica Colíder.  O empreendimento será localizado no Rio Teles Pires, próximo à cidade de Nova Cannaã do Norte (MT), e acrescentará 300 megawatts (MW) de potência ao Sistema Interligado Nacional (SIN), sendo 179,6 MW deles em energia assegurada.

Licitado em leilão público realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no dia 30 de julho de 2010,o empreendimento integra a relação de obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).  Segundo o ministério, o investimento inicialmente previsto é da ordem de R$ 1,3 bilhão.

Para vencer a concorrência, a Copel se propôs a oferecer 70% da energia assegurada por R$ 103,40, o megawatt-hora, valor 10,9% abaixo do limite máximo estipulado pela Aneel.  Os outros 30% serão negociados no mercado livre.

A concessão dá à empresa o direito de explorar o potencial hidráulico e comercializar a energia elétrica produzida pelo prazo de 35 anos a partir da outorga.  Ao fim deste período, o decreto de outorga estabelece que os bens e as instalações vinculados à exploração da usina e das instalações de transmissão passem a integrar o patrimônio da União, garantida a indenização dos ainda não amortizados.

Em um comunicado ao mercado divulgado logo após a conclusão do leilão, a Copel adiantou que tentará obter financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a execução da obra e que a “obtenção da concessão desta usina representa um diferencial estratégico para a Copel nos próximos leilões que licitarão outras usinas hidrelétricas nos rios Teles Pires e Tapajós”.

Nenhum comentário: