segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Diretora de Licenciamento do Ibama nega pressões para liberar obra de Belo Monte

A diretora de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Gisela Forattini, disse hoje (31) que as condicionantes socioambientais exigidas para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estao sendo cumpridas.  A diretora, que participou de uma feira do setor de energia, no Rio de Janeiro, negou qualquer tipo de pressão política para liberar a obra.

Ela explicou que para liberar a instalação do canteiro de obras, 24 medidas de um total de 40 foram cumpridas, entre elas, início das obras de uma escola e da rede de abastecimento de água em Altamira (PA).  Além disso, Forattini destacou que o Ibama acrescentou mais 15 condicionantes à lista, que devem ser cumpridas para liberação de outras partes da obra, no contexto da licenca de instalacao, aprovada no último dia 29.

Embora o Ministério Publico Federal no Pará questione o desmembramento da licenca de instalação, a diretora explicou que a parte jurídica do Ibama não "avaliou problema algum" e que medida que ja foi adotada em outros empreendimentos.  "O Ibama trabalhou dentro da normalidade [para conceder a licenca].  Avaliamos aspectos positivos e negativos, sem paixão.  Assim acontece o licenciamente ambiental", disse ela.

A diretora negou qualquer tipo de pressão política sobre o órgão para liberar a obra e afirmou que o ex-presidente do Ibama Abelardo Bayma deixou o cargo por questões pessoais.  "O Aberlado já disse e a carta de demissão dele é bem clara, ele saiu por questões pessoais.  Nao existe nexo causal", assegurou.

Nenhum comentário: