quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ibama libera instalação de canteiro de obra de Belo Monte

Eduardo Laguna

O consórcio Norte Energia - responsável pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte - recebeu a licença ambiental para a instalação do canteiro de obras do empreendimento, a ser erguido no rio Xingu, no Pará.  Conforme documento emitido pelo Ibama, a empresa está autorizada a suprimir a vegetação em uma área total de 238,1 hectares, sendo 64,5 hectares localizados em áreas de preservação permanente.

Com isso, o consórcio construtor liderado pela A ndrade Gutierrez poderá iniciar imediatamente a construção do acampamento -que vai ocupar 115,6 hectares -, do canteiro industrial (88,1 hectares) e da área de estoque de solo e madeira (34,4 hectares).

Segundo o documento do Ibama que libera a licença parcial para o empreendimento, os investidores terão que recuperar a área de preservação permanente dentro do espaço de influência do empreendimento como compensação.  Essa recuperação deverá ser feita em 360 dias, correspondente ao prazo de validade da autorização do Ibama.

Apesar de o instituto ainda ter que autorizar a completa instalação da usina, essa licença vai adiantar o cronograma já apertado de Belo Monte.  Além disso, por causa das chuvas, as obras da usina em si precisam começar mais para o final do primeiro trimestre.  Mesmo antes da liberação da licença, o BNDES já havia aprovado um empréstimo-ponte de R$ 1,087 bilhão para o projeto.  Os recursos serão destinados à compra de materiais e de equipamentos nacionais, além do pagamento de serviços de engenharia e de estudos técnicos.

Nenhum comentário: