segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Clima é tenso entre posseiros e madeireiros no Pará

Madeireiros levam medo a Anapu, no coração da Amazônia. Polícia paraense e Incra enviam reforço para a região

Anapu, Pará – Uma semana após a Polícia Militar a se retirar da cidade o clima voltou a ficar entre madeireiros e posseiros no projeto de Desenvolvimento Sustentável Esperança. Na semana passada, a PM paraense flagrou a derrubada ilegal de florestas na área do assentamento. A presença dos policiais fez os madeireiros recuarem. Porém, com a saída dos policiais os posseiros e agricultores do projeto passaram a receber novas ameaças.

Agora, novamente, a situação voltou a ficar tensa em Anapu, na região Transamazônica, onde trabalhadores do PDS Esperança mantêm a estrada bloqueada desde a semana passada para impedir o trânsito de madeireiros que exploram ilegalmente a floresta do assentamento.

Amanhã, 18, haverá uma reunião no local com a presença da superintendente do Incra de Santarém, Cleide Antônia de Souza. Os assentados propuseram a colocação de guaritas de segurança nas entradas do assentamento, para coibir a invasão da área por madeireiros. A medida já foi tomada em outro assentamento de Anapu.

“Concordamos com a colocação das guaritas porque entendemos ser uma maneira mais permanente de impedir a invasão pelos madeireiros. E também vamos trabalhar para punir quem vende madeira para esses criminosos”, alerta o procurador da República em Altamira, Bruno Gutschow.

Na semana passada, após pedido do MPF, a Secretaria de Segurança Pública do Pará enviou homens da Polícia Militar para o local. Eles chegaram a apreender um caminhão carregado de toras retiradas ilegalmente, mas não fizeram nenhuma prisão. Após a saída da PM, de acordo com informações da Comissão Pastoral da Terra, os madeireiros voltaram ameaçar os assentados.

O procurador Bruno Gutschow solicitou nesta segunda-feira que a PM volte à área para acompanhar a reunião de amanhã, para garantir a segurança dos produtores rurais e também dos servidores do Incra. O secretário de segurança Luiz Fernandes já confirmou o envio dos policiais.

O padre Amaro Lopes e as freiras Jane Dwyer e Kátia Webster, que continuam o trabalho da irmã Dorothy Stang em Anapu, estão no local onde os assentados bloquearam a estrada e continuam acompanhando de perto a situação.

As informações são do Ministério Público Federal no Pará

Nenhum comentário: