segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Envolverde - Manejo florestal sustentável foi destaque no Amazontech


Por Diva Gonçalves, da Embrapa Acre

RIO BRANCO, AC — Com o tema Inovação e Educação pela Sustentabilidade, a sexta edição do Amazontech reuni em São Luís (MA) iniciativas tecnológicas desenvolvidas por centenas de instituições dos nove estados amazônicos. A Embrapa Acre é uma das 11 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) presentes no evento. A Unidade apresenta os resultados de pesquisas voltadas para o manejo sustentável de recursos florestais e os produtos á base de castanha-do-Brasil. A realização é do Sebrae e Embrapa, em parceria com outras empresas.

A feira foi realizada entre os dia 25 e 29 de novembro, no Centro de Convenções do Sebrae. A Embrapa marcou presença mostrando um conjunto de soluções tecnológicas voltadas para o desenvolvimento sustentável da agricultura, pecuária e aproveitamento dos recursos da floresta em diversas regiões do Brasil.

O Modelo Digital de Exploração Florestal (Modeflora) foi um dos principais destaques tecnológicos da Feira. Fruto de uma parceria entre a Embrapa Acre (Rio Branco) e Embrapa Florestas (Colombo/PA), a sua adoção por diversas empresas vem tornando mais sustentável o manejo em florestais tropicais.

O sistema utiliza um conjunto de tecnologias digitais para mapear a área a ser manejada. “O Modeflora oferece inúmeras vantagens em relação ao sistema tradicional de manejo florestal. O alto grau de precisão das informações facilita o planejamento, execução e monitoramento da atividade, reduzindo custos para o produtor e minimizando a pressão sobre a floresta”, afirma o pesquisador Evandro Orfanó, um dos idealizadores da tecnologia.

Floresta em miniatura


Uma maquete de um metro quadrado simula a exploração de 5% de uma área de floresta de 1.000 hectares. Por meio desta estratégia visual, os visitantes poderão contemplar as diversas etapas da atividade de planejamento e execução do manejo florestal, desenvolvidas com utilização do Modelo Digital de exploração Florestal.

Além de possibilitar visualizar características da topografia e hidrografia como relevo, tipos de solo e presença de mananciais, a miniatura de floresta apresenta, de forma harmônica, outros elementos essenciais ao manejo dos recursos madeireiros. Abertura de trilhas e operacionalização de máquinas para arraste de toras, equipes de corte das árvores, pátios de estocagem e logística de transporte da madeira fazem parte do cenário, obedecendo rigorosamente aos critérios de sustentabilidade preconizados pelo Modeflora.

De acordo com o pesquisador Tadeu Marinho, responsável pela área de Transferência de Tecnologias da unidade, o material foi idealizado com o objetivo de facilitar a compreensão do funcionamento da tecnologia e despertar o interesse do grande público, especialmente crianças e jovens. “A simulação é uma forma lúdica de demonstrar, detalhadamente, resultados de pesquisa e internalizar conceitos e práticas”, afirma.

A tecnologia também está exposta em um telão de 29 polegadas, com projeção contínua de imagens de uma área em processo de manejo.

Castanha amiga da saúde

Outros resultados de pesquisa da Embrapa Acre também atrairam a atenção do público do Amazontech como o biscoito doce com castanha, a castanha salgada e o famoso snacks de castanha, uma espécie de aperitivo feito com a amêndoa fatiada e salgada. Estes alimentos são elaborados a partir da farinha desengordura de castanha, desenvolvida no laboratório de tecnologia de alimentos da Embrapa Acre, e comercializados pelo Grupo Industrial Miragina S/A. A empresa, com sede em Rio Branco (AC), já exporta estes e outros produtos à base de castanha para diversos Estados.

Rica fonte de vitaminas A, B1, B2 e C, proteínas, carboidratos, fibras, magnésio, cálcio, potássio e selênio a castanha-do-Brasil proporciona diversos benefícios à saúde humana. Encontrada em abundância na região amazônica, pode ser uma forte aliada no combate à desnutrição infantil e prevenção de doenças degenerativas.

Conforme explica Marinho, além de nutritivos e saborosos os alimentos à base de farinha de castanha são uma alternativa para agregar valor ao produto e conquistar novos mercados. Nos últimos anos, a busca por uma vida mais saudável tem despertado o interesse do consumidor por este tipo de produto.

Programação

Palestras, mini-cursos, simpósios, workshops, conferências e rodadas de negócios fizeram parte da programação de atividades do evento. Os debates foram voltados para temas como tecnologias para o manejo e aproveitamento sustentável dos recursos naturais da Amazônia; bioindústria e bioenergia e seqüestro de carbono; e tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios da região, entre outros relacionados.

Além de mostrar as novidades científicas e tecnológicas e incrementar o agronegócio da Amazônia, o Amazontech também oferece oportunidades de treinamento para os diferentes públicos. Profissionais de diversas unidades da Embrapa participam do evento, abordando temas estratégicos para o desenvolvimento da região.

Na sexta-feira, 28, a bolsista da Embrapa Acre, Felícia Maria Leite, ministrou o mini-curso “Qualidade e Estabilidade da Farinha de Mandioca”.

A capacitação dirigida a produtores rurais e técnicos da extensão, destaca a importância da adoção de boas práticas no processo de fabricação da farinha de mandioca, como forma de garantir a qualidade do produto.

(Envolverde/Embrapa)

Nenhum comentário: