segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Envolverde - Campanha incentiva consumo de produtos certificados


Por Redação do Amazonia.org.br

Conscientizar e incentivar a compra e a venda de produtos de madeira certificada pelo FSC. Esse é o objetivo do novo vídeo produzido pelo Grupo Compradores de Produtos Florestais Certificados, da organização Amigos da Terra - Amazônia Brasileira.

A campanha pretende promover um interesse ainda maior do público em buscar produtos que não causem impacto negativo para o futuro da Amazônia. "A certificação do FSC garante a sustentabilidade das florestas e temos que divulgar este fato para o maior número de pessoas", disse a coordenadora do Grupo, Karina Aharonian.

Com 15 segundos, o vídeo já está sendo exibido pela TV Minuto, canal televisivo da Companhia de Metrô de São Paulo. A gravação é veiculada 40 vezes por dia nos trens da linha verde do metrô de São Paulo, que vai do Alto do Ipiranga até a Vila Madalena.

A campanha também pode ser divulgada em sites e outros meios de comunicação de todos os interessados em aderir à luta contra o desmatamento e consumo de madeira ilegal da Amazônia. Os interessados devem entrar em contato e solicitar os materiais no formato adequado.

Assista o vídeo em http://www.amazonia.org.br/noticias/VINHETA_FSC_FINAL.wmv

Madeira ilegal

Um relatório lançado este ano pelas ONGs Repórter Brasil e Papel Social aponta que mais de 80% da madeira retirada de forma ilegal da Amazônia abastece o mercado interno, principalmente de grandes cidades como São Paulo. A maior parte do material consumido no estado (84%) é utilizada pelo setor de construção civil, segundo estudo feito pelas organizações Instituto do Homem e Meio Ambiente (Imazon), Amigos da Terra - Amazônia Brasileira e Instituto de Manejo e Certificação Florestal Agrícola (Imaflora).

O FSC possui processos que atestam a origem do produto comprado difundindo e facilitando o bom manejo das florestas brasileiras conforme princípios e critérios que conciliam as salvaguardas ecológicas com os benefícios sociais e a viabilidade econômica.

Sobre o Grupo Compradores
Desde abril de 2000, o Grupo Compradores de Produtos Florestais Certificados visa conscientizar e educar empresas e seus fornecedores, além do público consumidor para o consumo sustentável de produtos florestais e da certificação social e ambiental independente, de acordo com os padrões do Forest Stewardship Council (FSC).

Secretariado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, o grupo é formado por mais de 70 organizações comprometidas em dar preferência ao consumo de produtos provenientes de florestas certificadas.

Mais informações:
Grupo Compradores de Produtos Florestais Certificados
Amigos da Terra - Amazonia Brasileira
Telefone: 11 3887-9369
Fax: 55 11 3884 2795
e-mail: compradores@amazonia.org.br

(Envolverde/Amazônia.org.br)

Nenhum comentário: