segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Envolverde - Jornada apresenta avanços de estudos costeiros na Amazônia


Agência Museu Goeldi - O Museu Paraense Emílio Goeldi realiza na próxima terça-feira, dia 2 de dezembro, a Jornada 2008 do Programa Institucional de Estudos Costeiros (PEC), que tem como missão a geração, integração e comunicação do conhecimento científico produzido sobre os sistemas naturais e a diversidade sócio-cultural da Amazônia Costeira e Marinha. O evento acontece das 9h às 11h30, no Auditório Dr. Paulo Cavalcante, do Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, localizado à Avenida Perimetral, 1901, Terra Firme, em Belém (PA).

A Jornada, que contará com a participação de pesquisadores e funcionários do Museu Goeldi, tem por objetivo principal apresentar o relatório das atividades desenvolvidas pelo Programa e seu estado atual. “O PEC estabelece uma teia de relações com as instituições públicas e privadas visando ao intercâmbio técnico-científico e ao estreitamento de relações com os poderes constituídos”, explica a pesquisadora Maria Thereza Prost, que atua na coordenação geral do Programa ao lado da antropóloga Lourdes Gonçalves Furtado, da Coordenação de Ciência Humanas, do Goeldi. O Programa tem como consultor científico o pesquisador Marcos Polette, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), de Santa Catarina.

Durante o evento, serão escolhidos os novos membros da coordenação geral do PEC para o período de janeiro de 2009 a dezembro de 2011, além da confirmação ou substituição dos responsáveis pelos seis componentes temáticos do Programa: Dinâmica do Meio Físico Costeiro; Inventário, Dinâmica Biológica e História Evolutiva; Dinâmica Sócio-Cultural e Ambiental; Gestão Ambiental e Políticas Públicas; Formação e Capacitação de Recursos Humanos; e Capacitação e Extensão.

Criado em dezembro de 1999, o PEC é um projeto interdisciplinar e estruturante do Museu Goeldi, voltado para o desenvolvimento sócio-ambiental do litoral amazônico. Dentre as principais ações já realizadas pelo Programa, destacam-se a formação do Banco de Imagens sobre Ecossistemas Amazônicos (BIPEC/MPEG), financiado pelo CNPq; a publicação, em 2001, do livro “Ecossistemas costeiros: impacto e gestão ambiental”, editado pelos pesquisadores Amílcar Mendes e Maria Tereza Prost, além da realização de vários seminários.

Nesses quase dez anos de existência, o Programa já executou os projetos “Manguezais Paraenses: recursos naturais, uso social e indicadores de sustentabilidade”, no período de 1998 a 2000; “Ecossistemas costeiros amazônicos: interações entre características ecológicas, desafios sociais e desenvolvimento sustentável” e “Impactos antrópicos na desembocadura do Amazonas e gestão ambiental (Projeto MEGAM)”, ambos realizados no período de 2001 a 2004.

Serviço: Jornada 2008 do Programa Institucional de Estudos Costeiros (PEC)

Dia 2 de dezembro, das 9h às 11h30, no Auditório Dr. Paulo Cavalcante, localizado no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, na Avenida Perimetral, 1901, bairro da Terra Firme, em Belém (PA).


(Envolverde/Museu Goeldi)

Nenhum comentário: