terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Envolverde - Países amazônicos promovem integração turística


Por Sandra Lefcovich, da OTCA

BRASÍLIA — O calendário de eventos inclui mais de cem atividades nos oito países que compartilham o bioma — entre feiras, exposições, concursos, premiações, festivais gastronômicos, festas populares e competições esportivas. Atualmente, apenas 0,05% dos turistas estrangeiros que viajam pelo mundo escolhem a Amazônia como destino.

A diretora de Relações Internacionais do Ministério de Turismo do Brasil, Gláucia Gauch, defendeu a coordenação de ações para fortalecer a Amazônia no turismo mundial. “Temos meios de preparar a região amazônica para ser um excelente destino internacional, respeitados uma política pública consistente de desenvolvimento das atividades turísticas e o desenvolvimento sustentável da atividade na região, que respeite a cultura, a natureza e as tradições locais”, afirmou a diplomata durante a exposição “A Amazônia e o Mundo”, realizada na noite de sexta-feira, dia 28 de novembro, no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB).

Para Gauch, potenciar o turismo na Amazônia é uma iniciativa que deve ser trabalhada por cada país da região individual e conjuntamente, como mais uma porta a abrir o continente ao resto do mundo. A diretora de Relações Internacionais do MTur destacou que a América do Sul é prioridade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e em particular do Ministério do Turismo do Brasil, lembrando também que a maioria dos turistas internacionais que circulam pelo mundo faz viagens intra-regionais. E essa tendência se repete nos países sul-americanos que enviam ao Brasil anualmente a mesma quantidade de turistas que enviam para a Europa.

Em seu discurso, o secretário-geral interino da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Francisco Ruiz, afirmou que o turismo é uma prioridade na agenda de trabalho da entidade. “A atividade turística apresenta uma grande oportunidade para o desenvolvimento econômico da região com critérios de sustentabilidade ambiental e inclusão social”, afirmou.

Na exposição itinerante sobre as atrações e os produtos turísticos da região Amazônica - compartilhada por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela –, representantes da OTCA e dos Ministérios de Turismo dos oito Países Membros apresentaram uma das regiões de maior diversidade biológica do mundo e riqueza cultural única, habitada por cerca de 400 povos indígenas, populações tradicionais e com importantes centros urbanos.

Faltando apenas um mês para o inicio da iniciativa “Ano do Destino Amazônia 2009”, o Coordenador de Turismo da OTCA, Donald Sinclair, considerou que o ano próximo será recheado de desafios. “Embora a crise financeira internacional crie dificuldades para o setor turístico, pode ser uma oportunidade para a OTCA”, avaliou Sinclair. Segundo especialista da Organização Mundial do Turismo (OMT) citado pelo funcionário, o setor sofrerá o impacto da crise nos primeiros nove meses de 2009, mas haverá uma recuperação no último trimestre do ano.

A ministra Gauch completa: “Nesse momento de crise internacional, um trabalho conjunto dos países da região e, por extensão, de todos os demais países sul-americanos nos pode ajudar a superar problemas econômicos e a criar oportunidades de crescimento de desenvolvimento para a região”. Ela lembrou que nos últimos anos, os investimentos em infra-estrutura nos nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão) somaram mais de meio bilhão de reais.

Para o Coordenador da OTCA, elevar a região amazônica como destino turístico internacional parte de três imperativos: aliviar a pobreza, aumentar a renda nacional e proteger o meio ambiente. “É importante também aumentar a consciência sobre o valor do bioma”, completou. O encarregado de Negócios da embaixada do Peru, César de las Casas, também destacou a importância da iniciativa.

O senador Jefferson Praia, do estado do Amazonas, e a Diretora do CET/Unb, Núbia David Macedo, entre outros convidados, estiveram presentes ao evento.

O destino

O bioma amazônico tem uma extensão de 7,5 milhões de quilômetros quadrados, ocupando cerca de 40% do território da América do Sul. É um dos mais diversificados ecossistemas do mundo, inigualável como atração turística. Mas, apesar desse imenso potencial para o turismo ecológico, de natureza e de aventura, a região, com 30 milhões de habitantes, atrai comparativamente poucos visitantes. Embora alguns dos países amazônicos registrem um intenso fluxo de turistas, os destinos mais procurados são as praias e centros urbanos de outras regiões.

Este número relativamente pequeno de visitantes contrasta com a tendência que os dados do setor turístico vêm revelando, de um interesse pelo “turismo de natureza” cada vez maior. O rumo que vem tomando o mercado se constata no maior número de viagens a destinos pouco ou ainda não trilhados, que proporcionam novas e ricas experiências através do contato com culturas e modos de vida diferentes, onde os turistas vivenciam ecossistemas e atrações naturais de inigualável beleza.

O Ano do Destino Amazônia 2009

O “Ano do Destino Amazônia” é a primeira campanha regional desse tipo que celebra a Amazônia e busca melhorar as condições para seu futuro desenvolvimento com sustentabilidade.

A iniciativa consiste em desenvolver e implementar atividades que destaquem o potencial turístico da Amazônia e, ao mesmo tempo, estabeleçam bases para o desenvolvimento sustentável da atividade na região. Entre as ações previstas, estão a definição de diretrizes para o turismo sustentável na Amazônia, a promoção da região em feiras, festivais, eventos gastronômicos, eventos esportes, tours e conferências internacionais de turismo estabelecidos em um calendário de eventos para o ano 2009. Além do mais, têm-se previsto a realização do Primeiro Prêmio de Turismo Sustentável para estabelecimentos de alojamento, assim como, o Concurso Internacional de Fotografia.

Sobre a OTCA

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) é uma entidade internacional com sede em Brasília, capital do Brasil. Reúne os oito países que compartilham a Amazônia Continental: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. A Secretaria Permanente da OTCA foi estabelecida em 2003, para fortalecer e implementar os objetivos do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), assinado em 1978 anos com o intuito de promover ações conjuntas para o desenvolvimento harmônico da região.

(Envolverde/Agência Amazônia)

Nenhum comentário: