quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Usinas do Tapajós podem ter 15 mil MW

Juliana Ennes

A capacidade de geração de energia no Complexo do rio Tapajós, na região Norte do País, poderá ser ampliada em 50% do previsto, passando de 10 mil megawatts para até 15 mil megawatts, informou ontem o presidente da Eletrobras, José Antonio Muniz Lopes.

A intenção da Eletrobras é que a usina seja leiloada "o mais rápido possível". O objetivo principal é tentar realizar o leilão em 2012, já que Muniz considera que preparar todos os estudos para o próximo ano seria "inviável". Ele acredita que a realização do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) irá levar ao menos um ano.

O presidente da Eletrobras afirmou que um inventário sobre a hidrologia da região, feito com base em dados da Agência Nacional das Águas (ANA), mostra que a hidrelétrica de São Luiz do Tapajós , uma das cinco usinas do complexo, poderá ter a sua capacidade ampliada em relação ao projeto inicial, passando de 6,138 mil megawatts para 7,88 mil megawatts. Com o aumento da capacidade, todo o complexo estaria apto a produzir 12 mil megawatts. Além disso, a estatal considera a possibilidade de incluir mais uma usina no complexo, o que elevaria a capacidade total para 15 mil megawatts.

O EIA vai prever uma série de medidas para reduzir os prejuízos socioambientais do projeto na região Amazônica, segundo o presidente da Eletrobras. Ele disse que o objetivo é não alagar o entorno além do que seria natural nos períodos de cheia do rio.

Nenhum comentário: