quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Incra/AC assina convênio com o IAPEN para promover reflorestamento

A Superintendência Regional do Incra no Acre assina nesta quarta-feira, 22, um Termo de Convênio com o Instituto de Administração Penitenciaria do Estado do Acre – Iapen - para produção de 350 mil mudas de espécies agroflorestais, utilizando a mão de obra de 30 detentos. O investimento de R$ 440, deve beneficiar 400 famílias de assentados da reforma agrária.

Essa parceria entre o Incra e o Iapen, segundo o superintendente do Incra João Thaumaturgo Neto, trará benefícios ambientais e sociais, uma vez que promoverá o reflorestamento de áreas degradadas utilizando a mão de obra de presos do regime fechado e semi-aberto, proporcionando também uma forma de ressocialização.

Na prática o projeto prever a seleção, inicialmente 30 detentos, que serão capacitados com cursos nas áreas de produção de mudas e técnicas agrícolas. Esses detentos irão produzir 350 mudas de espécies agroflorestais, as quais beneficiarão com o reflorestamento, 400 famílias, inicialmente nos Projetos de Assentamento, PA Alcobrás, PAE Porto Rico, PAD Quixadá, PA Paraguassú e PA Triunfo, na região do Alto Acre.

Os presos deverão participar também da etapa de plantio com o apoio dos produtores rurais assentados envolvidos no projeto de reflorestamento.

A expectativa é que o convênio seja uma oportunidade de ressocialização de detentos, aliada aos benefícios tanto ambientais para os assentamentos da Reforma Agrária, como sociais por meio da ressocialização dos mesmos com a redução de pena, de acordo com a Lei de Execuções Penais.

Nenhum comentário: