sábado, 18 de dezembro de 2010

Índios da etnia Tenharim são agora habitantes de uma nova "selva" e fecha Transamazônica no sentido Humaitá-Apuí

Índios fecham trasamazonica deste o utima quinta - feira dia 16/12 indios fecharam a BR , Caminhão, carros , ônibus na Transamazônica no sentido Humaitá-Apuí, revela um fato curioso. A omissão da FUNAI que não empenhou o menor esforço para resolver o problema pode ser justificada com a revelação de que a classe indígena tem desenvolvido nos últimos tempos vocações um tanto quanto capitalistas.

O episódio desagradável ocorrido quando o caminhoneiro,onibus,carros, são abordado pelos índios que compra pedágios casso não paguem mandem com refém e liberando quando pagar o pedágio em seguida a fim de que o mesmo providenciasse uma quantia fixada em R$ 20,30,100 reais referente. Em contato alguns deputados estaduais, o jornalista apurou que os índios na verdade estão usando o fato com o intuito de pressionar o governo. Entre os itens reivindicado por eles está incluído exatamente a concessão de um caminhão apresa que eles já tem camionetes de cabine duplas ar condicionado celulares ....

Os Índios da etnia Tenharim são agora habitantes de uma nova "selva", o capitalismo. Em meados de agosto, quando retornava de Porto Velho, tivemos um problema no carro e paramos na reserva indígena do Rio Marmelo para efetuar o reparo. Como portava uma maquina fotográfica, tentei aproveitar o momento para fazer umas imagens da aldeia. Fui rapidamente impedido por um grupo de quatro pessoas que faziam farinha de mandioca nas proximidades de um campo de futebol - "Tem que falar com o cacique" - Disseram. Logo observei que o cacique e outras 30 pessoas aproximadamente participavam de um "pelada" em pleno meio dia. O cacique que esperava à beira do campo me impediu de fotografa alegando que apenas a FUNAI teria essa autoridade. Quando questionei o motivo os índios afirmaram que as tomadas só poderiam ser efetuadas caso ficasse acertado o valor das imagens.

Tiante da impossibilidade de fazer as filmagens tentei coletar algumas informações sobre os costumes dos indígenas. Quando questionei o fato de alguns deles estarem trabalhando enquanto outros jogavam futebol, um deles afirmou que cada um tem o direito de fazer a sua escolha - "Eu gosto de trabalhar" disse o índio ao explicar que a produção alcançada por ele não seria distribuída entre todos os habitantes como eu imaginava, mas que cada um era responsável pelo sustento de sua família. Explicou também que alguns possuem equipamentos típicos da nossa sociedade de consumo. Alguns possuem por exemplo televisão, aparelho de som, moto, etc.

Frente a esse e outros vários episódios vale a pena suscitar um debate em torno do assunto. Acho perfeitamente natural que o índios sejam seduzidos pelas práticas capitalistas do mundo moderno, até porque o próprio governo tem incentivado esse tipo de comportamento quando oferece a eles equipamentos de ultima geração que permite inclusive o acesso a internet. Entretanto à medida que esse processo for se efetivando, deve se exigir desses povos o cumprimentos das mesmas leis aplicadas ao povos ditos civilizados.

O governo age de forma coerente quando reconhece que a nossa sociedade tem um dívida histórica com os povos indígenas. Mas é importante lembrar que essa dívida está sendo paga aos povos não foram afetados pelo processo de colonização continuando com suas terras e a integridade preservadas, quando na verdade deveria ser paga àqueles que durante o processo de ocupação perderam sua cultura, identidade, e inclusive suas terras. São os milhares de descendentes de índios, negros e outras raças que habitam as favelas de todo o Brasil.

Nenhum comentário: