sábado, 4 de dezembro de 2010

Metodologia para REDD avança sob o VCS

Após mais de dois anos de desenvolvimento, uma nova metodologia para projetos de redução das emissões por desmatamento e degradação (REDD) recebeu a segunda validação necessária sob o padrão Voluntary Carbon Standard (VCS).

Apesar da atenção limitada que as atividades de conservação de florestas têm recebido durante as discussões climáticas que estão acontecendo no México, no cenário voluntário de redução de emissões mais uma barreira importante está sendo transposta, reportou o Ecossystem Marketplace.

Durante a conferência do clima, Robert O"Sullivan da Climate Focus, que tem coordenado o desenvolvimento da metodologia, falou sobre os desafios de chegar a uma proposta sem custos massivos para os desenvolvedores de projetos.

Esta metodologia singular é constituída por um conjunto de 18 módulos, que podem ser combinados de formas diferentes por novos projetos, já que cada um tem as suas particularidades em detrimento das condições ecológicas e econômicas da área abrangida.

Esta metodologia ainda precisa receber o aval final do VCS já que a aprovação da segunda validadora, a Rainforest Alliance, foi dada na terça-feira. Várias outras metodologias de carbono florestal estão atualmente passando pelo processo de dupla validação do VCS.

"Porém, o que a maioria dos observadores está acompanhando não é necessariamente se esta nova metodologia ganhará a aprovação final do VCS, mas mais além no horizonte, que tipo de investimento crescente esta nova ferramenta gerará para os desenvolvedores de projetos ao redor do mundo", comentou o associado de carbono florestal do Ecosystem Marketplace David Diaz.

(Envolverde/Carbono Brasil)

Nenhum comentário: