quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Países querem regular mecanismo de proteção de florestas

DEBATE INTERNACIONAL

Países querem regular mecanismo de proteção de florestas

O Brasil tem grande interesse em uma implementação de Redd na conferência do clima em Cancun e deve assumir a liderança, ao lado da França, do grupo internacional Parceria Redd, criado neste ano com quase 70 países para viabilizar mecanismos viabilizadores de uma estrutura desse tipo no mundo.

Atualmente, existem mais de 20 projetos pioneiros já em prática no país, sendo o mais conhecido e bem-sucedido o projeto Juma, da Fundação Amazonas Sustentável. "A questão é que cada projeto utiliza um tipo de cálculo para as emissões de carbono evitadas", afirma Paulo Moutinho, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). "Em algum momento, vamos ter que viabilizar uma regulamentação das atividades para usar a mesma régua para todo mundo. E até que isso seja feito, vamos ter que ficar testando ideias."

Ele cita como promissora a assinatura de um memorando de entendimento entre os governos do Acre, Califórnia e Chiapas (México) para discutir as bases de um possível acordo de Redd. A ideia é gerar créditos de carbono a partir de projetos de reflorestamento, só no Acre e em Chiapas e vendê-los na Califórnia dentro de um sistema de compensação de emissões.

Nenhum comentário: